Ubuntu 19.10 “Eoan” começa a ser desenvolvido

O novo Ubuntu 19.10 será lançado em 17 de outubro e agora está aberto para desenvolvimento. O anúncio foi feito pela Canonical. Assim, o próximo sistema operacional Ubuntu 19.10 “Eoan” começa a ser desenvolvido. Dessa forma, há um primeiro vislumbre do que esperar do lançamento final neste outono.

Seguindo as imagens ISO compiladas diariamente, que foram semeadas para testadores públicos na semana passada, o Ubuntu 19.10 entrou oficialmente no desenvolvimento.

O que esperar

  • A série 9 do GCC (Compilador GNU) como padrão para todo o sistema;
  • Do mesmo modo, possui o Python 3.7 instalado além do Python. 3.8 disponível nos repositórios;
  • O pacote ICU (Componentes Internacionais para Unicode) também será transferido para a versão 64.2 ou mais recente;
  • As bibliotecas Boost para a versão 1.70 ou mais recente e a Glibc (Biblioteca GNU C) para a versão 2.30, que deve ser lançada em agosto;
  • Outros componentes incluem o Golang 1.12 e o OpenJDK 11 por padrão.

Por favor note que o Debian [Buster] está congelado, portanto não deve haver uma grande quantidade de atualizações/mesclagens inicialmente, disse Dimitri John Ledkov. No entanto, pode haver um monte de coisas acontecendo se o Debian lançar nos próximos 6 meses. E é hora de começar a pensar em pousar as coisas para o próximo lançamento do LTS.

Ubuntu 19.10 será lançado em 17 de outubro

Outras mudanças dignas de nota na próxima versão do Ubuntu 19.10 incluem:

  • Suporte para as arquiteturas IBM System z (s390x);
  • PowerPC de 64 bits Little Endian (PPC64el) e AArch64 (ARM64) para o instalador do Ubuntu Server.
  • Além disso, em plataformas x86, o instalador usará links simbólicos para initrd e vmlinuz no diretório/boot em vez de /.

A programação de lançamentos do Ubuntu 19.10 já está disponível, sugerindo que a versão final chegará em 17 de outubro. Então, a versão beta deve estar disponível para testes públicos em 26 de setembro de 2019. O Ubuntu 19.10 deve ser lançado com o próximo ambiente de desktop GNOME 3.34 e provavelmente a série de kernel Linux 5.3.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile