Ubuntu 20.04 facilita a ativação do dimensionamento fracionário

A próxima versão do Ubuntu 20.04 LTS facilita a ativação do dimensionamento fracionário da caixa, graças a uma nova opção de configuração do sistema. Embora a capacidade de ativar o dimensionamento fracionário no Ubuntu não seja nova, não é mais uma opção oculta da qual somente aqueles com os comandos corretos do terminal podem fazer uso.

O Ubuntu 20.04 possui uma opção para ativar o dimensionamento fracionário no painel Settings > Screen Display. Lá, valores de escala entre 100% e 200% (sim, incluindo o ponto ideal de 125%) estão disponíveis quando o recurso é ativado:

O suporte à escala fracionária não é automático no Ubuntu 20.04 (ou seja, o sistema não detecta a configuração correta para você). Também não está ativado por padrão. Se você quiser usá-lo, é necessário ativá-lo explicitamente.

Ubuntu 20.04 facilita a ativação do dimensionamento fracionário

E embora a distribuição facilite a ativação do dimensionamento fracionário, o recurso ainda é considerado experimental. A alternância para ele ainda alerta que “pode aumentar o uso de energia, diminuir a velocidade ou reduzir a nitidez da tela”.

No entanto, aqueles com telas de alta resolução (principalmente as de 2K e 4K) descobrirão que os valores adicionais são mais úteis que as opções de escala padrão de 100% ou 200%.

 

Embora não seja enorme, a carga da CPU pode ter aumento em todos os núcleos para as mesmas tarefas básicas quando o dimensionamento fracionário estava ativo.No entanto, essa configuração, pronta ou não para produção, precisava ser enviada e enviada agora.

O Ubuntu 20.04 LTS é suportado até 2025. Seria ridículo para um sistema operacional carecer de suporte à escala fracionária em 2025.

A grande esperança é que o Ubuntu e comunidades de desenvolvimento de código aberto mais amplas trabalhem para melhorar o suporte à escala fracionária daqui para frente. Assim, é esperado que essas mudanças (principalmente em termos de desempenho) sejam transferidas para 20,04 usuários do LTS no futuro.

Fonte: OMG Ubuntu

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile