in

Ubuntu 20.04 já está preparado para o Raspberry Pi

Veja o que isso significa.

Ubuntu poderá ter suporte oficial para Raspberry Pi

O Ubuntu 20.04 que foi lançado em 23 de abril já está certificado para uso em todos os modelos de Raspberry Pi.  A informação foi dada por Rhys Davies, da Canonical. Contudo, é preciso saber o que isso significa. A nota informativa de Davies garante que “simplesmente funciona” e você pode aproveitar a maioria dos novos recursos adicionados ao Focal Fossa … embora haja uma coisa muito importante a ser lembrada.

Ubuntu 20.04 já está preparado para o Raspberry Pi

Embora seja verdade que o Focal Fossa pode ser baixado da página de download da Canonical ou da ferramenta oficial Raspberry Pi Imager, o que baixaremos não será a versão para desktop. O que podemos baixar e que está certificado para uso no Raspberry Pi são as versões Server e Core. Sendo assim, quem quiser usar essa imagem em qualquer computador vai precisar primeiro instalar um ambiente gráfico.

O Ubuntu 20.04 Server e Core funcionará perfeitamente no Raspberry Pi

Ubuntu 20.04 já está preparado para o Raspberry Pi

Os detalhes são esclarecidos pela própria Canonical:

Quando um usuário compra uma placa-mãe certificada, como o Raspberry Pi, e instala o Ubuntu, fica tranqüilo ao saber que a Canonical realizou milhares de testes para garantir que o Ubuntu simplesmente funcione. É o caso de número cada vez maior de dispositivos Raspberry Pi. Na medida do possível, esse Pi receberá atualizações testadas e patches de segurança a cada três semanas. E se identificarmos um CVE crítico (vulnerabilidades e exposições comuns) ou erro, prometemos corrigi-lo em um dia. Isso é tudo para garantir que os usuários que executam o Ubuntu em um Raspberry Pi tenham a melhor experiência segura possível.

Como Davies explica, um dos principais benefícios do uso do Ubuntu é sua segurança. A Canonical lança milhares de patches e, com certificação, esses patches chegarão com segurança ao Raspberry Pi. A promessa é resolver qualquer problema em um dia apenas.

Ubuntu 20.04 já está preparado para o Raspberry Pi

O hardware só pode ser anunciado como ‘Ubuntu Certified’ se a Canonical estiver confiante de que proporcionará a melhor experiência ao usuário”, diz Rhys Davies.

Além disso, o ambiente gráfico pode ser instalado com o comando:

sudo apt update && sudo apt install ubuntu-desktop -y

Entretanto, o desempenho pode não ser dos melhores.