Ubuntu 20.04 LTS recebe primeira atualização de segurança do kernel

E depois de outras versões, o novo Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) recebe a primeira atualização de segurança do kernel para corrigir falhas importantes. Na verdade, segundo a Canonical, foi solucionada uma única vulnerabilidade de segurança. O problema de segurança (CVE-2020-11884) corrigido no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) foi descoberto pelo pesquisador de segurança Al Viro no kernel Linux para sistemas s390x. Aparentemente, o kernel Linux falhou ao executar atualizações da tabela de páginas para seções do kernel que usam um modo de endereço secundário.

Ubuntu 20.04 LTS recebe primeira atualização de segurança do kernel

Imagem: Reprodução | Ubuntu Handbook.

A falha poderia permitir que um invasor local travasse o sistema vulnerável e sem patches, causando uma negação de serviço ou executando código arbitrário. Em outras palavras, os sistemas em execução na arquitetura IBM Z (s390x) podem travar ou executar programas como raiz (administrador do sistema) sob certas condições.

A falha pode ser corrigida atualizando os pacotes do kernel para linux-image 5.4.0.28.33, que está disponível para sistemas de 64 bits, ARM64 e PPC64el também nos sabores OEM, baixa latência, lpae e virtual. É necessário reiniciar o sistema para que o problema de segurança seja solucionado.

Como resolver?

Para atualizar suas instalações, você pode seguir as instruções fornecidas pela Canonical em https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.

Uma alternativa é executar o seguinte comando em um terminal:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Após instalar a nova versão do kernel, talvez seja necessário recompilar e reinstalar os módulos de kernel de terceiros que você possa ter no sistema, a menos que você tenha desinstalado manualmente os metapacotes do kernel padrão genérico, linux-virtual ou linux-powerpc.

A mesma falha foi detectada em outras versões do kernel do Ubuntu 19.10 e Ubuntu 18.04.4 LTS. Eles estavam executando o kernel 5.3 do Linux, bem como os sistemas Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS executando o kernel 4.15 do Linux, como mostramos no post anterior.

Fonte: 9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile