Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) chegará ao fim da vida útil em 22 de julho de 2021

Mais uma versão recente de uma distribuição Linux está chegando ao fim da vida útil. Desta vez é o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla que para de receber atualizações a partir do dia 22 de julho de 2021. O anúncio oficial da Canonical ocorreu hoje e a desenvolvedora pede aos usuários que atualizem para uma versão mais recente.

Lançado há oito meses em 22 de outubro de 2021, o Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) foi o primeiro lançamento da popular distribuição Linux a oferecer imagens de desktop Raspberry Pi 4, transformando o minúsculo computador de placa única em uma poderosa estação de trabalho para todas as suas necessidades diárias de computação. Confira minha análise do Ubuntu 20.10 no Raspberry Pi 4 para vê-lo em ação.

Além disso, o Ubuntu 20.10 foi enviado com:

  • a série de kernel Linux 5.8, nftables como back-end de firewall padrão em vez de iptables;
  • suporte para logins do Active Directory (AD);
  • suporte para dispositivos certificados pelo Ubuntu;
  • ambiente de desktop GNOME 3.38 e muito mais.

Entretanto, por não ser uma versão de suporte de longo prazo (LTS), o Ubuntu 20.10 só recebe atualizações de software e segurança por nove meses, o que significa que chegará ao fim em 22 de julho. Assim, a partir desse momento, a Canonical deixará de oferecer atualizações para o lançamento do Groovy Gorilla, que, com o tempo, se tornará vulnerável a ataques.

Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) chegará ao fim da vida útil em 22 de julho de 2021

Portanto, o ideal é que você atualize para a versão mais recente o mais rápido possível. Neste caso, você deve atualizar para o Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo), que terá suporte até fevereiro de 2022. O Ubuntu 21.04 foi oficialmente lançado no último dia 22 de abril e está disponível para download no site do Ubuntu. E a nova versão chegou junto com os sabores, oficiais ou não, da distribuição Linux mais usada em computadores pessoais. Com o Ubuntu 21.04, a distribuição chegou a 34 lançamentos oficiais desde 2006.  Esta é uma versão com manutenção de curto prazo, ou seja, as atualizações de segurança, correções importantes e atualizações de softwares devem durar apenas 9 meses.

As vantagens são muitas, pois o Ubuntu 21.04 apresenta vários novos recursos e melhorias, como suporte para aplicativos GNOME 40, o kernel Linux 5.11 para melhor suporte de hardware e uma sessão Wayland muito aprimorada, que agora é habilitada por padrão.

Desta forma, você tem cerca de um mês, a partir de agora, para atualizar suas instalações do Ubuntu 20.10 para o Ubuntu 21.04. Então, faça isso o mais rápido possível se quiser aproveitar as tecnologias GNU/Linux mais recentes e o lançamento de software mais atual. Deste modo, evite ficar vulnerável a ataques cibernéticos.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile