Hoje é:07/03/2021
Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla está aberto para desenvolvimento

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla está aberto para desenvolvimento

Apenas alguns dias após a Canonical lançar o lançamento do Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa”, o Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” já está aberto para desenvolvimento. A primeira ação relacionada ao novo sistema foi justamente a definição do novo nome.

No entanto, agora, Lukasz Zemczak, da Canonical, da Equipe Foundations anunciou esta manhã que o Groovy Gorilla (Ubuntu 20.10) está aberto para desenvolvimento e sincronização automática de pacotes do Debian em breve. Então uma vez que o anúncio oficial já está disponível, é hora de começar o próximo ciclo do Ubuntu.

Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” está aberto para desenvolvimento

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla está aberto para desenvolvimento

Imagem: OMG Ubuntu

Temos o prazer de anunciar que o groovy está agora aberto para desenvolvimento. A sincronização automática foi ativada e será executada em breve. Como sempre, esperamos uma grande fluxo de compilações e testes automáticos nesse período inicial, o que causará atrasos. Ajude a corrigir qualquer quebra que ocorra. Para esta versão, estamos transferindo alguns de nossos documentos ativos para wiki do Ubuntu. Temos um cronograma de lançamento preliminar:

https://discourse.ubuntu.com/t/groovy-gorilla-release-schedule/15531

As datas são as seguintes:

O cronograma de lançamento atual suspende o recurso em 27 de agosto, o congelamento da interface do usuário em 17 de setembro, o beta em 1 de outubro, o congelamento do kernel em 8 de outubro e o lançamento real em 22 de outubro.

E você pode nos contar o que está achando da versão lançada no último dia 23 e o que espera desta nova versão prevista para outubro. Especula-se um trabalho em cima do OpenZFS, da sessão de Wayland por padrão para o GNOME, e continuar avançando com o Snaps.

Será interessante ver a direção que eles seguem agora após o LTS, especialmente com o Ubuntu 20.04 sendo provavelmente um dos melhores lançamentos recentes. O Ubuntu 20.10 deverá ter o compilador GCC 10, o GNOME 3.38 para a área de trabalho, o Mesa ~ 20.1 para os drivers OpenGL e Vulkan e, provavelmente, estará rodando no kernel Linux 5.8.

Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.