in

Ubuntu 21.04 ativa otimizações LTO para ter maior desempenho

Ubuntu 21.04 Beta lançado

O Ubuntu 21.04 está avançando com planos para habilitar otimizações de tempo de link do compilador (LTO) por padrão para compilações de pacotes em nome de maior desempenho.

- Anúncios -

Em janeiro, os planos foram discutidos para o Ubuntu habilitar otimizações LTO para pacotes com o Ubuntu 21.04 para obter maior desempenho, permitindo otimizações adicionais do compilador em tempo de link em todo o binário. Isso segue os mesmos caminhos de Fedora e openSUSE que já empregam LTO por padrão como parte de suas compilações de pacote.

Durante o congelamento de recursos do Ubuntu 21.04 e a apenas um mês até o lançamento da versão estável, esta habilitação LTO está finalmente acontecendo para o Hirsute Hippo.

Ubuntu 21.04 ativa otimizações LTO para ter maior desempenho

Ubuntu 21.04 ativa otimizações LTO para ter maior desempenho

Acaba de ser carregado esta semana o último pacote dpkg que agora ativa otimizações LTO. As otimizações de tempo de link são habilitadas por padrão para arquiteturas x86_64 (AMD64), ARM64, PPC64EL e s390x onde o suporte GCC LTO é confiável. Portanto, esta é uma melhoria de desempenho que vale a pena.

Matthias Klose comentou mais sobre a lista de e-mails para o estado atual e o plano sobre os pacotes de lista negra que têm problemas de compilação ou outros problemas com LTO:

Isso agora está ativado por padrão, um pouco mais tarde do que o esperado (discutido e aprovado por Lukasz). O pacote lto-disabled-list agora é semeado com todos os pacotes que não estavam no principal, que regrediram com otimizações LTO por algum motivo. Para os ~ 80 pacotes regressivos no principal, farei uploads após a próxima reconstrução de teste planejada para a próxima semana, corrigindo a regressão ou desligando as otimizações LTO diretamente no pacote.

Ubuntu 21.04 com kernel 5.11

Quem for utilizar o Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) a ser lançado dentro de pouco mais de um mês já terá à disposição o novo kernel Linux 5.11. A distribuição tem ainda algumas outras novidades. Como já sabemos, o desenvolvimento no Ubuntu 21.04 começou no ano passado no final de outubro, logo após o lançamento do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla). Até então, o próximo lançamento teve distribuição com o kernel Linux 5.8.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

o-google-remove-a-extensao-clearurls-do-chrome

Chrome agora pode legendar áudio e vídeo ao vivo, online ou offline

vazados-renders-do-moto-g60-e-moto-g20

O Moto G60 chegará em breve