Ubuntu 21.04 ativa otimizações LTO para ter maior desempenho

O Ubuntu 21.04 está avançando com planos para habilitar otimizações de tempo de link do compilador (LTO) por padrão para compilações de pacotes em nome de maior desempenho.

Em janeiro, os planos foram discutidos para o Ubuntu habilitar otimizações LTO para pacotes com o Ubuntu 21.04 para obter maior desempenho, permitindo otimizações adicionais do compilador em tempo de link em todo o binário. Isso segue os mesmos caminhos de Fedora e openSUSE que já empregam LTO por padrão como parte de suas compilações de pacote.

Durante o congelamento de recursos do Ubuntu 21.04 e a apenas um mês até o lançamento da versão estável, esta habilitação LTO está finalmente acontecendo para o Hirsute Hippo.

Ubuntu 21.04 ativa otimizações LTO para ter maior desempenho

Acaba de ser carregado esta semana o último pacote dpkg que agora ativa otimizações LTO. As otimizações de tempo de link são habilitadas por padrão para arquiteturas x86_64 (AMD64), ARM64, PPC64EL e s390x onde o suporte GCC LTO é confiável. Portanto, esta é uma melhoria de desempenho que vale a pena.

Matthias Klose comentou mais sobre a lista de e-mails para o estado atual e o plano sobre os pacotes de lista negra que têm problemas de compilação ou outros problemas com LTO:

Isso agora está ativado por padrão, um pouco mais tarde do que o esperado (discutido e aprovado por Lukasz). O pacote lto-disabled-list agora é semeado com todos os pacotes que não estavam no principal, que regrediram com otimizações LTO por algum motivo. Para os ~ 80 pacotes regressivos no principal, farei uploads após a próxima reconstrução de teste planejada para a próxima semana, corrigindo a regressão ou desligando as otimizações LTO diretamente no pacote.

Ubuntu 21.04 com kernel 5.11

Quem for utilizar o Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) a ser lançado dentro de pouco mais de um mês já terá à disposição o novo kernel Linux 5.11. A distribuição tem ainda algumas outras novidades. Como já sabemos, o desenvolvimento no Ubuntu 21.04 começou no ano passado no final de outubro, logo após o lançamento do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla). Até então, o próximo lançamento teve distribuição com o kernel Linux 5.8.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile