in

Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo terá lançamento em 22 de abril

A escolha segue regra adotada.

Após o lançamento do Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” na semana passada, o desenvolvimento do Ubuntu 21.04 está agora em andamento. E já possui codinome. O Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo terá lançamento em 22 de abril. A revelação ocorreu no Twitter do líder de desktop do Ubuntu, Martim Wimpress.  Ele ingressou na Canonical como desenvolvedor do Ubuntu MATE e, com o tempo, tornou-se uma peça muito mais importante que trabalha parcialmente para melhorar a interface do Ubuntu.


O Ubuntu 21.04, the Hirsute (Hairy) Hippo, sucedeu à série “GG” seguindo sua norma de nomenclatura mais comum. Esta é a terceira vez que o Ubuntu vê um lançamento “HH” após os lançamentos Ubuntu 5.04 Hoary Hedgehog e Ubuntu 18.04 Hardy Heron.

cronograma de lançamento do Ubuntu 21.04 coloca o lançamento oficial em 22 de abril, o beta em 1º de abril e o congelamento de recursos em 25 de fevereiro como as datas mais prováveis do ciclo.

Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo terá lançamento em 22 de abril

Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo terá lançamento em 22 de abril

O upload do conjunto de ferramentas do Ubuntu 21.04 começa amanhã e espera-se que mais mudanças no Debian comecem a fluir para o arquivo Ubuntu Hirsute em breve.

Espera-se que o Ubuntu 21.04 seja lançado em abril com o desktop GNOME 40. Além disso, o kernel Linux 5.11 provavelmente será a versão em jogo. Da mesma forma, deve ter o Mesa 21.0 para o suporte gráfico de código aberto mais recente, Python 3.9 deve ter sua fusão neste ciclo, o GCC 10 será ainda utilizado, e uma série de outras atualizações.

Será muito interessante ver no Ubuntu 21.04 se eles fazem a transição para a sessão do GNOME Shell 40 Wayland por padrão, em vez do servidor X.Org. Também será interessante ver quais melhorias do OpenZFS eles fazem neste ciclo e se a longa conversa sobre o novo instalador de desktop finalmente acontecerá. Versões diárias do Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo devem aparecer em alguns dias no local de costume.

É certo que muitos de nós ainda estamos começando a lidar com o recente lançamento do Ubuntu 20.10, mas o desenvolvimento do Ubuntu nunca para. Portanto, é esperar para conhecer as próximas novidades do sistema.