Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

06/07/2021 às 08:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu 21.10 compacta pacotes Debian com Zstd

Com a mudança, o Ubuntu vai oferecer velocidades de descompressão mais rápidas.

Ubuntu 21.10 compacta pacotes Debian com Zstd
1/5 - (1 vote)

Um importante recurso que chega pelo menos três anos mais tarde do que o planejado originalmente. Estamos falando da capacidade da distribuição Ubuntu Linux compactar pacotes Debian com Zstd. A novidade chegará com o novo Ubuntu Linux 21.10 que estreia até o final deste ano. Assim, os pacotes Debian serão compactados via Zstd e vão oferecer velocidades de descompressão mais rápidas.

Nos últimos três anos, o suporte Zstd foi adicionado ao APT e dpkg do Ubuntu. Do mesmo modo, existe um suporte Zstd mais amplo dentro do Debian upstream. Agora que há suporte Zstd amplo e maduro em todo o ecossistema, o Ubuntu está finalmente avançando com a mudança para pacotes .deb compactados com Zstd a partir do Ubuntu 21.10.

Ubuntu 21.10 compacta pacotes Debian com Zstd

Esta postagem do blog confirma a transição em andamento para o Ubuntu 21.10 e termina com “Aproveite a velocidade!” para esses próximos pacotes Debian compactados com Zstd.

Quando Julian Andres Klode e eu adicionamos o suporte de compressão Zstandard inicial ao Ubuntu APT e dpkg no Ubuntu 18.04 LTS, planejamos fazer com que as alterações fossem aceitas no Debian rapidamente e tornar o Ubuntu 18.10 o primeiro lançamento em que a nova compressão poderia acelerar as instalações e atualizações de pacotes. Bem, demorou um pouco mais do que isso.

Desde então, muitos outros pacotes foram atualizados para oferecer suporte a pacotes compactados zstd. A compactação somente leitura foi portada para o lançamento 16.04 Xenial LTS, também, no lado do Ubuntu. No Debian, o suporte zstd está disponível agora no APT, debootstrap e reprepro. Ainda está sob revisão para inclusão no dpkg do Debian (bug BTS 892664).

Fedora fez a mudança em 2019

Ubuntu 21.10 compacta pacotes Debian com Zstd

Isso segue outras distribuições como Fedora RPMs com compactação Zstd usando a tecnologia de compactação Zstandard. O desenvolvimento é do Facebook para maior compactação (dependendo das configurações e do algoritmo de compactação anterior) e velocidade muito melhor. O Fedora usava os RPMs compactados com XZ na última década. No entanto, a grande mudança ocorreu com o lançamento do Fedora 31 no final de 2019. Assim, eles passaram a utilizar compactação Zstd.

A mudança da compactação XZ para Zstd para RPMs do Fedora garantiu um maior desempenho de descompactação. Testes feitos por engenheiros da Red Hat mostraram que isso compensaria muito em velocidades de descompressão muito mais rápidas. Assim, cerca de um terço do tempo que leva para descompactar RPMs XZ’ed atualmente para Tmpfs ou um sistema de arquivos real no disco. Em todos os testes apresentados naquela época, os resultados foram muito bons.

Dado que há suporte suficiente em todo o arquivo para zstd, o Ubuntu está mudando para pacotes compactados com zstd no Ubuntu 21.10, a versão de desenvolvimento atual. Por favor,  as boas- vindas ao hello/2.10-2ubuntu3, o primeiro pacote do Ubuntu compactado com zstd que terá atualizações por muitos outros construídos com dpkg (> = 1.20.9ubuntu2), e aproveite a velocidade!

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

1/5 - (1 vote)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.