Notícias

18/10/2021 às 15:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu 22.04 LTS tem codinome revelado

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Na semana passada, tivemos a chegada de uma nova versão do Ubuntu Linux, a 21.10 Impish Indri. Como esta é uma distribuição intermediária, ela terá vida útil de apenas 9 meses. No entanto, logo após esse lançamento, já começaram os preparativos para a próxima versão LTS, o Ubuntu 22.04, previsto para abril do ano que vem. Este terá uma durabilidade muito maior, com suporte a longo prazo. Assim, os responsáveis acabam de dar o primeiro passo e definiram o codinome para o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS do próximo ano é ‘Jammy Jellyfish’. O novo nome saiu no Launchpad, que é local de desenvolvimento do Ubuntu, como é tradição. 

A palavra ‘jammy’ surge informalmente no Reino Unido para significar muita sorte ou muito bom.

Jammy é um adjetivo interessante. Em termos gerais, significa ser recheado com geleia (o que os americanos chamam de jelly) ou algo que tenha a consistência de geleia. No entanto, a palavra ‘jammy’ também é usada informalmente no Reino Unido para significar alguém ou algo que é muito sortudo ou afortunado.

Já o termo Jellyfish significa águaviva (ou caravelas) em português e é “uma criatura marinha com um corpo semelhante a uma geleia e partes longas e finas chamadas tentáculos que podem dar uma picada aguda, de acordo com o Dicionário Oxford.

Ubuntu 22.04 LTS tem codinome revelado

Ubuntu 22.04 LTS tem codinome revelado

Portanto, o Ubuntu 22.04 LTS é o próximo lançamento de suporte de longo prazo do Ubuntu e deve chegar em abril de 2022. O planejamento para o lançamento está em andamento, mas não se sabe muito (ainda) sobre os planos da Canonical para isso.

Podemos assumir que apresentará um novo kernel, novos drivers gráficos e uma série de aplicativos atualizados. A área de trabalho será GNOME 41 (ou posterior). Por outro lado, o Firefox estará disponível apenas como um aplicativo Snap, com o repo build retirado; e o novo instalador baseado em Flutter do Ubuntu pode ser o padrão.

Visto que este lançamento serve como base para os próximos anos do Ubuntu, maiores mudanças técnicas e fundamentais também são possíveis.

É uma combinação de codinomes bem criativa que combina a diversão de codinomes recentes (como Hirsute Hippo e Disco Dingo) com escolhas mais cuidadosas do passado (por exemplo, Hardy Heron foi uma escolha muito boa para um LTS).

Enquanto isso, a estreia da versão 21.10 e de seus sabores derivados oficiais não trouxe grandes mudanças como se poderia imaginar, frustrando muitos fãs da distribuição.

Via OMG Ubuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×