Notícias

21/12/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu 22.04 usará laranja como cor padrão

A mudança deve ser totalmente implementada somente com a estreia do sistema, em abril de 2022.

Ubuntu 22.04 usará laranja como cor padrão

A distribuição Linux Ubuntu 22.04 LTS terá uma grande novidade que ficará visível a todos os usuários: usará a cor laranja como padrão de todo o sistema operacional. Essa mudança ainda não chegou ao código e portanto, não está nas conhecidas compilações diárias da distribuição. Assim, as alterações do tema Yaru já podem ser claramente notadas, deixando de lado a cor berinjela.

Portanto, você deve se lembrar que, no último ciclo, a equipe de design baseada na comunidade do Ubuntu foi instruída a remover o roxo (também chamado de berinjela) do tema Yaru GTK (já que está sendo retirado da paleta de cores do Ubuntu). Enquanto a grande tarefa ‘de-púrpura’ não acabar acontecendo em tempo para Indri que não parecem estar acontecendo para Jammy .

Isso significa que a berinjela está sendo substituída por laranja em todo o tema Yaru GTK e no conjunto de ícones complementares.

Ubuntu 22.04 usará laranja como cor padrão e chegará em abril de 2022

Ubuntu 22.04 usará laranja como cor padrão. Imagem: OMGUbuntu

Na descrição das últimas mudanças nas quais a equipe Yaru está trabalhando, temos:

  • O uso de (l cor) berinjela é removido, pois o libadwaita só permitirá que o Ubuntu use uma cor de destaque;
  • libadwaita também tem um botão cinza fechado, para não criar inconsistência na barra de cabeçalho, eles vão usar isso no gtk3 também;
  • Isso também precisa de uma mudança para que a cor do controle deslizante seja meio branco agora, o warm_gray não funciona dentro de um switch laranja.

Ubuntu com tema Yaru claro sem cor de berinjela

Se você está pensando que não gosta da mudança e está se preparando para criticar a Canonical, pise no freio. A equipe de Yaru menciona que a mudança é obrigatória, já que o libadwaita suportará apenas uma cor de destaque (ou ênfase). Ainda assim, não pode ser completamente descartado que Mark Shuttleworth e sua equipe façam alterações ou simplesmente troquem tudo laranja pela cor de berinjela. Eu preferiria assim. E vocês?

Vai ser como vai ser, o Ubuntu 22.04 chegará em abril de 2022, e esta poderá ser uma das novidades que mencionamos no dia de sua apresentação.

Novas cores
Ubuntu 22.04 usará laranja como cor padrão. Imagem: OMGUbuntu

Se você não é um grande fã de laranja, pode achar exagerada a mudança que foi aplicada no visual.

Um motivador para mudar os tons de berinjela para laranja é a introdução libadwaita. Sem entrar na discussão se libadwaita é bom ou ruim o fato é que o novo sistema operacional Ubuntu está limitado a uma única cor de destaque ao invés de várias, como atualmente. E essa cor de destaque será laranja.

Tons de beringela no tema Yaru GTK, tema Yaru GNOME Shell, tema GDM e até mesmo nos ícones Yaru desaparecem e darão lugar ao novo laranja. É esperar e conferir se ficou ok ou não.

Com informações de OMGUbuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.