Ubuntu 23.10 deve contar com a versão do GIMP 3.0

No entanto, uma versão estável do GIMP não deve sair este ano.

Embora o GIMP 3.0 estável provavelmente não seja lançado em 2023, pelo menos os candidatos a lançamento estão garantidos. Assim, a Canonical está analisando o envio de um instantâneo do GIMP 3.0 no Ubuntu 23.10 na esperança de GIMP 3.0 estável na época do Ubuntu 24.04 LTS ou pelo menos próximo estado v3.0 final. Portanto, o novo Ubuntu 23.10 que sairá mais para o final do ano, deve contar com a versão do GIMP 3.0.

O GIMP 3.0 demorou muito para chegar com sua porta para o kit de ferramentas GTK3, ativação de Wayland, cobertura parcial de CYMK, novos temas e inúmeras outras melhorias para esta excelente alternativa de software livre ao Adobe Photoshop. 

Com a última versão de desenvolvimento do GIMP 3.0 muito próxima da fase de candidato a lançamento, é provável que o Ubuntu 23.10 envie uma versão de desenvolvimento deste programa de manipulação de imagens.

Ubuntu 23.10 deve contar com a versão do GIMP 3.0

Os lançamentos do GIMP 2.99 são muito melhores do que a atual série estável do GIMP 2.10 e a esperança também é garantir que o suporte do GIMP 2.99/3.0 esteja em boa forma antes do lançamento do suporte de longo prazo do Ubuntu 24.04.

Jeremy Bícha, da Canonical, que co-mantém o pacote GIMP para o Ubuntu, apresentou a proposta de enviar um instantâneo de desenvolvimento do GIMP 3.0 para o Ubuntu 23.10 com lançamento previsto para outubro.

Novo GIMP saiu agora

O GIMP 2.99.16 foi lançado neste domingo. Além disso, o candidato a lançamento do GIMP 3.0 finalmente se aproxima. O GIMP 2.99.16 agora considera a porta do kit de ferramentas GTK+3 oficialmente completa. Ainda há alguns problemas sendo resolvidos enquanto, no geral, a porta GTK3 é considerada concluída. Portanto, O GIMP 2.99.16 lançado e primeiro release candidate do GIMP 3.0 está próximo.

O GIMP 2.99.16 também traz aprimoramentos de pesquisa de ação, integração de GUI aprimorada com operações GEGL, ferramenta de texto aprimorada, trabalho contínuo em torno da correção de cores, vários aprimoramentos de arquivo Adobe PSD, suporte de exportação CMYK(A) inicial para JPEG-XL, aprimoramentos de plug-in, e muito mais.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile