Ubuntu 23.10 pode ter novo aplicativo de software e reduzir necessidade de arquivos DEB

Espera-se que uma nova 'loja de aplicativos' seja lançada como parte do Ubuntu 23.10 quando for lançada em outubro estreará com uma mudança notável no suporte a DEB.

Um novo suporte aos aplicativos .DEB pode estar a caminho. De acordo com informações vazadas mas não confirmadas, o Ubuntu 23.10 pode ter novo aplicativo de software e reduzir necessidade de arquivos DEB da forma como conhecemos.

Na verdade, nem chega a chegada de um local que melhore aplicativos nem chega a ser exatamente uma novidade, pois já tivemos isso no passado. Um clássico exemplo disso é o Flutter, que foi usado para a criação de uma loja alternativa de aplicativos para o Ubuntu Linux. É um Snap Store feito pela comunidade. Porém, ainda se encontra em uma fase Alpha. Se quiser experimentar, é só seguir os comandos abaixo em uma distribuição Ubuntu:

Terminal
sudo snap install snap-store
sudo snap refresh snap-store --channel=preview/edge

No entanto, algumas coisas interessantes – e potencialmente controversas – planejadas para a primeira versão oficial da ferramenta foram reveladas recentemente, então vamos conhecer mas um pouco.

Entretanto, se você experimentou as imagens imutáveis ??da área de trabalho do Ubuntu atualmente em desenvolvimento, você já teve um tempo com esta nova loja, pois ela está incluída nessas imagens por padrão.

Uma ‘loja de aplicativos instantânea’

O novo aplicativo de software do Ubuntu

O Ubuntu é uma distribuição Linux baseada no Debian, mas está cada vez mais posicionando os snaps como a maneira preferida de ‘obter’ software. O objetivo é, eventualmente, padronizar uma experiência full-snap na área de trabalho.

Com esse plano em mente, você não ficará muito surpreso (e se estiver, bem-vindo de volta ao planeta Terra) ao saber que apresentar o software DEB não será o objetivo principal desta nova substituição do software Ubuntu.

Ubuntu 23.10 pode ter novo aplicativo de software e reduzir necessidade de arquivos DEB

O diretor de engenharia do Ubuntu diz que o novo hub será uma “loja de aplicativos instantânea” projetada em torno de metadados instantâneos. Se o mesmo software existir no repositório do Ubuntu e na loja instantânea, a nova loja só possibilitará a instalação da versão instantânea.

“Não é um objetivo tentar apresentar debs e snaps como duas opções para o mesmo aplicativo. Fazer isso é difícil de acertar e restringe as opções de design em outras áreas”, escreve ele.

“O suporte ao Deb chegará mais tarde porque os recursos são sempre escassos. Finalmente, nada aqui impede os usuários de instalar aplicativos da maneira antiga.”

Esta é uma declaração confusa.

No momento, o aplicativo de software baseado em Flutter do Ubuntu já permite que você instale versões DEB de software também disponíveis como Snap. Também permite pesquisar apenas o software DEB, bem como atualizar o software DEB. Então… certamente esses “recursos apertados” não são necessários?

O aplicativo já oferece suporte ao software DEB – então ele está sendo removido?

Aplicativos 5 estrelas?

Em segundo lugar, estamos acostumados a dar cinco estrelas para software no Ubuntu – mas isso está mudando. Em vez de permitir que avaliemos aplicativos granularmente com base em 1 a 5 estrelas, a nova loja adotará a abordagem +1/-1 usada pela plataforma de distribuição de jogos Steam.

As pontuações mais/menos serão usadas para calcular a “avaliação pseudo5 estrelas”. Potencialmente, mais adiante, essas pontuações serão usadas para calcular outros rótulos, como ‘melhor aprimorado’ (se um aplicativo anteriormente com classificação baixa receber um grande aumento nas classificações positivas).

Provavelmente aprenderemos ainda mais sobre o novo… App Store/Software Center/Snapplication Shack enquanto o desenvolvimento no Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur continua.

Não que você precise esperar até o Ubuntu 23.10 para experimentar a nova loja. Se você alternar o aplicativo snap-store para o canal de visualização/borda usando o comando já citado anteriormente nesta matéria

sudo snap refresh snap-store --channel=preview/edge

(e reinicializar), poderá usá-lo agora – lembre-se de que não é estável.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile