Ubuntu 23.10 procura dhcpcd5 para substituir o cliente ISC DHCP

O software ISC DHCP foi marcado como fim de vida no final de 2022 e, portanto, os desenvolvedores do Ubuntu Linux decidiram sobre uma nova substituição do pacote isc-dhcp-client para usar por padrão. Parece que para o Ubuntu 23.10 eles migrarão de isc-dhcp-client para suas necessidades de cliente DHCP de rede para dhcpcd5. 

O pacote dhcpcd5 já estava disponível através do arquivo do universo Ubuntu, enquanto agora eles estão passando pelo processo para promovê-lo ao Ubuntu principal para que possa ser implantado por padrão no Ubuntu. 

Esperamos que tudo isso mostre que o suporte ao cliente DHCP está em boas condições antes do ciclo muito importante do Ubuntu 24.04 LTS. O MIR foi arquivado esta manhã por passar pelo processo de colocar o dhcpcd5 no Ubuntu principal para o novo Ciclo Ubuntu 23.10. 

Ubuntu 23.10 procura dhcpcd5 para substituir o cliente ISC DHCP

Lá está explicado:

O pacote dhcpcd5 é necessário no Ubuntu main para substituir isc-dhcp-client. A ISC anunciou o fim da vida útil do ISC DHCP a partir do final de 2022.Na especificação FO092, comparamos as alternativas entre dhcpcd, udhcpc, ipconfig, dhclient, systemd-networkd, network-manager, dhcpcanon. dhcpcd é pequeno (para ser incluído no initramfs), suporta DHCPv6, pode ser chamado a partir do shell (para ser usado no initramfs e no cloud-init).

É o melhor candidato atualmente. Opacote dhcpcd5 é necessário no Ubuntu principal até a versão 23.10. Portanto, em 24.04, podemos ter tempo suficiente para substituir o uso de isc-dhcp-client e, finalmente, rebaixar isc-dhcp-client para universe.

O Internet Systems Consortium continua trabalhando em seu próprio substituto para ISC DHCPD como o servidor DHCP “Kea” sob a licença MPL 2.0, mas atualmente sem nenhum novo código de cliente DHCP, portanto, por enquanto, pelo menos o Ubuntu está focado em mudar para dhcpcd(5).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile