Ubuntu 23.10 vai ativar suporte nativo ao Wayland por padrão em seu Firefox Snap

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O novo Ubuntu Linux 23.10 para ativar suporte nativo ao Wayland por padrão em seu Firefox Snap. Na tentativa de obter feedback dos usuários e melhorar o suporte nativo do Firefox ao Wayland antes do próximo lançamento do Ubuntu LTS. Então, a Canonical, fabricante da distribuição Ubuntu Linux, anunciou que o próximo lançamento do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) habilitará o suporte Wayland por padrão para sua oferta Firefox Snap.

Em uma tentativa de coletar feedback dos usuários e tornar o suporte Wayland nativo do Firefox pronto para as massas antes do próximo lançamento do Ubuntu LTS (Ubuntu 24.04), previsto para abril de 2024, a Canonical habilitará o suporte Wayland por padrão no navegador Firefox Snap.

Na versão mais recente do Ubuntu, o Firefox Snap usa como padrão a implementação XWayland ao usar a sessão Wayland do Ubuntu, mas começando com a próxima versão do Ubuntu 23.10 , prevista para 12 de outubro de 2023, o suporte XWayland será substituído pelo modo Wayland nativo do Firefox.

Ubuntu 23.10 vai ativar suporte nativo ao Wayland por padrão em seu Firefox Snap

“Mudar o snap do Firefox para o modo Wayland padrão ao executar em uma sessão do Wayland no Mantic deve ajudar a equipe do Desktop e o pessoal da Mozilla a coletar feedback e avaliar a prontidão do suporte nativo do Firefox ao Wayland, antes do próximo lançamento do Ubuntu LTS”, disse Amin Bandali, Engenheiro de software no Ubuntu Desktop.

Ubuntu 23.10 vai ativar suporte nativo ao Wayland por padrão em seu Firefox Snap

Isso também pode ser feito nas versões atuais do Ubuntu, como o Ubuntu 23.04, se você executar o seguinte comando no aplicativo Terminal, que mudará o Firefox Snap para o canal “Wayland”.

Terminal
sudo snap refresh --channel=wayland firefox

Se você encontrar problemas e quiser voltar para a implementação do XWayland, você pode voltar para a versão estável do Firefox Snap executando o seguinte comando no aplicativo Terminal, onde deve ser substituído pela versão do Ubuntu que você está executando atualmente (por yy.mmexemplo 23.04).

Terminal
sudo snap refresh --channel=stable/ubuntu-yy.mm firefox

No momento em que este artigo foi escrito, a imagem ISO de compilação diária mais recente do Ubuntu 23.10 vem com o modo Wayland nativo do Firefox habilitado por padrão, se você estiver usando a sessão Wayland, e parece funcionar bem.

Se quiser relatar problemas com o suporte nativo do Firefox ao Wayland, você pode fazê-lo no Mozilla Bug Tracker.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.