Ubuntu 24.04 faz ajustes para melhorar jogos

O novo Ubuntu 24.04 LTS, que deve ser lançado no final de abril, promete fazer a festa dos gamers. Eles podem esperar por mais títulos clássicos de primeira funcionando no sistema. Após sugestões de usuários, os desenvolvedores do Ubuntu aumentaram enormemente o limite de mapeamento de memória virtual da distro.

Essa pequena mudança deve ter um grande impacto nos jogos, já que os títulos relatados anteriormente para travar ou exibir problemas de desempenho no Ubuntu devido ao seu valor vm_max_map_count ser muito baixo agora funcionarão.

Jogos como Hogwarts Legacy, Payday 2, Counter-Strike 2, DayZ e Star Citizen estão entre os que provavelmente se beneficiarão do aumento de valor, já que os jogadores do Ubuntu reclamaram que vários deles se recusam a iniciar nas versões atuais do Ubuntu devido a esse problema.

Ubuntu 24.04 faz ajustes para melhorar jogos

As versões atuais do Ubuntu definem o vm_max_map_count para o qual, para alguns jogos, é considerado muito baixo. Assim, no Ubuntu 24.04 LTS o valor é elevado para . Este é o mesmo valor usado pelo Fedora e pelo Pop!_OS.655301048576

Mas muitos jogos modernos exigem um limite muito maior para entregar o melhor desempenho, e se o valor for detectado como muito baixo, alguns títulos não começarão.

Qualquer jogo ou software que faça uso pesado de E/S mapeada em memória (mmap) pode se beneficiar desse ajuste. Você pode ler mais sobre o subsistema de memória virtual em kernel.org.

Se você está executando compilações diárias do Ubuntu 24.04 e mal pode esperar para testar essa mudança, fique de olho em uma versão atualizada do pacote procps, que implementa esse aumento de valor muito bem-vindo.

Esta simples mudança de valor oferece uma experiência de jogo marcadamente melhor no Ubuntu 24.04 LTS, com mais jogos Windows, Wine e Proton/Steam capazes de rodar fora da caixa.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile