Ubuntu 24.04 LTS aposta no Netplan para configuração de rede

A distribuição Linux Ubuntu 24.04 LTS aposta no Netplan para configuração de rede. O Netplan desenvolvido pela Canonical tem servido para configuração de rede Linux nas versões Ubuntu Server e Cloud há anos. Com o recente lançamento do Ubuntu 23.10, o Netplan agora está sendo usado por padrão na área de trabalho. A Canonical está se comprometendo a aproveitar totalmente o Netplan para configuração de rede com o próximo lançamento do Ubuntu 24.04 LTS e, por sua vez, também marcando o lançamento do Netplan 1.0.

Netplan é o gerenciador de configuração de rede da Canonical para sistemas Linux com interfaces de rede descritas por meio de arquivos YAML. O Netplan se considera um “renderizador de abstração de configuração de rede” que, por sua vez, faz interface com o NetworkManager ou o systemd-networkd. O Netplan finalmente chegou ao desktop Ubuntu 23.10 por padrão com melhor integração para saber quando as conexões são criadas/modificadas através do NetworkManager.

“Lançamos o Ubuntu 23.10 ‘Mantic Minotaur’ em 12 de outubro de 2023, enviando sua pilha de rede comprovada e confiável baseada em Netplan. Netplan é a ferramenta padrão para configurar redes Linux no Ubuntu desde 2016. No passado, funcionava principalmente para controlar as variantes Server e Cloud do Ubuntu, enquanto em sistemas Desktop ele entregava o controle ao NetworkManager. No Ubuntu 23.10, essa disparidade em como controlar a pilha de rede em diferentes plataformas Ubuntu acabou a partir da integração do NetworkManager com a pilha Netplan subjacente.”

Ubuntu 24.04 LTS aposta no Netplan para configuração de rede

Para Ubuntu 24.04 LTS, a Canonical planeja aprimorar a base de código Netplan e entregar uma versão Netplan 1.0 com estabilidade API/ABI. Eles também esperam que outras distribuições Linux comecem a adotar o Netplan. Até agora, o Debian decidiu usar o Netplan para sua pilha de redes em imagens do Debian Cloud.

O Netplan pode ter utilização de forma transparente para controlar a configuração de rede de uma estação de trabalho. Além disso, funciona lado a lado com muitos ambientes de desktop por meio de sua forte integração com o NetworkManager. Da mesma forma, ele permite fácil monitoramento de rede, usando interfaces gráficas comuns e fornece uma “fonte única de verdade” para administradores de rede, permitindo a configuração de frotas de desktops Ubuntu de forma simplificada e declarativa.

Mais detalhes no Blog do Ubuntu.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile