Ubuntu 24.04 LTS trabalha para uma boa experiência de provisionamento de desktop

Confira mais detalhes sobre a nova versão do sistema.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A nova versão do Ubuntu 24.04 LTS a sair em breve trabalha para uma boa experiência de provisionamento de desktop. Além de explorar mudanças de baixa latência para a imagem de kernel “genérica”, ponteiros de quadro por padrão e possíveis otimizações x86-64-v3, outra área que está sendo investida no trabalho de recursos para esta próxima versão de suporte de longo prazo é no lado do provisionamento de desktop.

Aproveitando o trabalho de seu novo instalador de desktop Ubuntu e unificando a tecnologia de instalação que já foi usada pelo Ubuntu Server, a Canonical espera uma boa experiência de provisionamento de desktop para facilitar instalações automatizadas, configurações de desktop gerenciadas dentro de empresas e implantações OEM / ODM.

Ubuntu 24.04 LTS trabalha para uma boa experiência de provisionamento de desktop

Tim Holmes-Mitra, da Canonical, delineou esta semana os planos de provisionamento com o Ubuntu 24.04 LTS como uma “prioridade máxima” na empresa. Ele explicou:

Ubuntu 24.04 LTS trabalha para uma boa experiência de provisionamento de desktop

“No Ubuntu 24.04, o provisionamento LTS é uma prioridade máxima. O conceito de provisionamento – preparar e equipar um sistema para uso – é particularmente crucial agora que alinhamos o back-end do instalador de desktop do Ubuntu com o do Ubuntu Server. Esse alinhamento não apenas simplifica nossos processos de desenvolvimento, mas também introduz recursos para usuários de desktop que antes eram exclusivos para ambientes de servidor.

Essa mudança nos permite atender melhor às necessidades de OEMs modernos e ambientes gerenciados – principais partes interessadas no ecossistema do Ubuntu e cruciais para sua longevidade. Ao evoluir da instalação para o provisionamento, nosso objetivo é oferecer uma experiência mais robusta, eficiente e versátil, garantindo que o Ubuntu continue a atender às demandas em evolução de todos os nossos usuários.”

Como parte do esforço de provisionamento, eles estão trabalhando na geração de imagens ISO do Ubuntu via Imagecraft, melhorar o primeiro processo de inicialização de inicialização e fornecer vários novos ganchos em torno do provisionamento e adaptação a diferentes casos de uso. Mais detalhes podem ser encontrados através deste post do Ubuntu Discourse. Como parte disso, eles também mostraram algumas novas telas de interface do usuário de trabalho em andamento para o processo de provisionamento/instalação:

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.