Take a fresh look at your lifestyle.

Ubuntu Budgie e Mate devem abandonar suporte de novas instalações de 32 bits

A medida para os dois sabores do Ubuntu deve começar a valer na versão 18.10.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Duas flavours do Ubuntu deixarão de dar suporte a instalações de 32 bits a partir da versão 18.10. As ISOs de 32 bits devem ser removidas, de acordo com o site Softpedia. Ambos os sabores se concentrariam apenas na versão de 64 bits. Segundo o líder do projeto Ubuntu Budgie, David Mohammed, a prioridade será “concentrar apenas na ISO de 64 bits.”  Assim, Ubuntu Budgie e Mate devem abandonar suporte a instalações de 32 bits.

Atuais usuários de 32 bits não serão afetados

Resultado de imagem para ubuntu budgie + mate

De acordo com David Mohammed, os usuários existentes do Ubuntu Budgie não serão afetados pela decisão de abandonar o suporte para novas instalações de 32 bits com o lançamento do Ubuntu Budgie 18.10.

Isso ocorreria, portanto, já que a maioria dos usuários está executando o sistema operacional em máquinas com 64 bits e aqueles que usam a versão de 32 bits também possuem computadores de 64 bits.

É claro que a equipe do Ubuntu Budgie continuará a suportar instalações de 32 bits existentes. Assim, o Ubuntu ainda oferecerá pacotes de 32 bits (i386) nos repositórios de software por algum tempo. No entanto, com o lançamento do Ubuntu Budgie 18.10, haverá apenas uma imagem ISO de 64 bits.

A equipe do Ubuntu Budgie recomenda aqueles que realmente precisam instalar o sistema operacional em computadores de 32 bits há mais de 10 anos para baixar o Ubuntu Budgie 18.04 LTS (Bionic Beaver). Esta versão terá suporte por três anos, até abril de 2021.

Ubuntu Mate

lançado-ubuntu-mate-17.10

O anúncio do fim do suporte a 32 bits do Mate foi feito pelo líder do projeto Ubuntu MATE, Martin Wimpress.  Ele anunciou que a próxima versão do Ubuntu MATE 18.10 não estaria disponível como uma imagem ISO de 32 bits (i386). A nova versão do Ubuntu 18.10 deve ser lançada em outubro de 2018.

A decisão de descartar imagens ISO de 32 bits foi tomada porque menos de 10% dos usuários do Ubuntu MATE estão usando o sistema operacional em máquinas antigas de 32 bits. Muitos deles realmente instalam a variante i386 do Ubuntu MATE em 64 bits ( amd64) computadores.

Algumas flavors devem manter versões de 32 bits. Então,isso deve incluir o Xubuntu e o Lubuntu. No entanto, as instalações de 32 bits existentes ainda serão suportadas por algum tempo.

No caso do Ubuntu MATE, o recém-lançado sistema operacional Ubuntu MATE 18.04 LTS (Bionic Beaver) continuará a receber imagens ISO de 32 bits. Isso só deve acabar em 2021.

Martin Wimpress disse que concentrará esforços em oferecer melhor suporte para dispositivos ARM como o Raspberry Pi.

Confira o anúncio do fórum para mais detalhes.

Fonte deste artigo Softpedia
Comentários