in

Ubuntu Cinnamon é um futuro sabor oficial para concorrer com o Linux Mint?

Ubuntu Cinnamon pode ser o sabor número 9 do Ubuntu.

Ubuntu Cinnamon é um futuro sabor oficial para concorrer com o Linux Mint

Nos últimos anos, a família da Canonical mudou muito. Sem olhar para trás no tempo, em 2015 veio o Ubuntu MATE que recuperou o ambiente gráfico clássico após a mudança para o Unity. Mais recentemente, até o ano passado, a versão principal retornou ao GNOME, então o Ubuntu GNOME desapareceu e o Ubuntu Studio está na corda bamba. No extremo oposto está o Ubuntu Cinnamon, um sabor que segue as mesmas etapas que o Ubuntu Budgie tomou no final de 2016.

Algo em comum entre o Ubuntu Budgie e o Ubuntu MATE foi que eles não usaram seu nome final até que oficialmente se tornassem parte da família. A princípio, eles foram chamados de Budgie Remix, assim como a versão “Cinnamon” agora é chamada Ubuntu Cinnamon Remix. Com o nome ditado pelas regras da Canonical já definidas, o próximo passo é mostrar que eles podem criar pacotes do Ubuntu corretamente.

Ubuntu Cinnamon pode ser o sabor número 9 do Ubuntu

Um fato interessante, que geralmente é comentado, é que a conta oficial do Ubuntu no Twitter foi seguida pelo Ubuntu Cinnamon em agosto passado. Essas empresas não dão pontos sem nó e este é um sinal que pode ser recebido como um bem-vindo à família.

Porém, eles ainda estão dando os primeiros passos. No momento, o site está em desenvolvimento (ubuntucinnamon.org) e só pode ser acessado com um código. Eles estão em um estágio tão inicial que, embora seja verdade que já existe uma versão de teste, eles dizem que lançarão o Ubuntu Cinnamon 19.10 já em 2020. Portanto, significa que não haverá versão no dia do lançamento do Eoan Ermine que será em 17 de outubro.

Ubuntu Cinnamon é um futuro sabor oficial para concorrer com o Linux Mint?

Ubuntu Cinnamon é um futuro sabor oficial para concorrer com o Linux Mint

E o que será o Ubuntu Cinnamon? Simplesmente, mais um sabor. Como todos os outros, será uma distribuição baseada no Ubuntu suportada pela Canonical, embora seus desenvolvedores a mantenham. Como sabor oficial, seu coração será o Ubuntu, mas você usará o ambiente gráfico Cinnamon, com seus aplicativos, applets e outros que oferecerão uma experiência de usuário diferente para o resto de seus irmãos. Deve ser semelhante ao uso do Linux Mint, que tornou famoso o ambiente gráfico Cinnamon.

Além disso, uma versão tão importante quanto a que o Ubuntu Cinnamon fará com que o desktop “Cinnamon” melhore mais rapidamente. Pelo menos é isso o que se espera.

Em contato com o SempreUpdate, o líder do projeto, Joshua Peisach, esclarece que o Ubuntu Cinnamon não tem o objetivo de concorrer com o Linux Mint. São dois projetos completamente diferentes, segundo ele.

(…) nosso objetivo é ter o Ubuntu apenas com o Cinnamon e não parecer com o Linux Mint, para que todos possam desfrutar da área de trabalho do Cinnamon e o Ubuntu Cinnamon possa ajudar a crescer como um projeto a parte. Haverá um software extra, como um aplicativo que planejamos adicionar ao Wasta Linux, capaz de fazer o layout do painel, como o Mate Tweak do Ubuntu MATEs. Mostramos todo o respeito pelo Linux Mint e eles realizam um ótimo trabalho fazendo o que estão fazendo, afirmou Joshua.

Com informações de Ubunlog

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

GVGmall dá descontão em setembro: Windows 10 Pro OEM por R$ 45,75

GVGmall dá descontão em setembro: Windows 10 Pro OEM por R$ 45,75

O que o Google sabe sobre você?

O que o Google sabe sobre você?