Ubuntu comenta potencial de programação do kernel Rust com o Ubuntu 23.04

Confira as principais características do Rust dentro da distribuição Linux.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Ubuntu 23.04 deve ajudar os desenvolvedores que desejam começar a programar com código Rust para módulos do kernel Linux. É possível começar com o desenvolvimento do kernel Rust no Ubuntu 23.04 graças ao seu kernel genérico ter a configuração de kernel necessária. Entretanto, ele ainda se encontra em um estado inicial e não há muito a ver com o kernel padrão. Assim, o pessoal responsável pelo Ubuntu comenta potencial de programação do kernel Rust com o Ubuntu 23.04.

O Ubuntu 23.04 está sendo lançado este mês com o kernel Linux 6.2 como uma boa atualização sobre o 5.19 usado pelo Ubuntu 22.10 e 22.0.4.2 LTS com sua pilha HWE. O suporte de programação Rust inicial para o kernel do Linux foi adicionado ao upstream no Linux 6.1.

Assim, com o Ubuntu 23.04, o suporte Rust no kernel está agora disponível – inclusive com os bits de configuração Rust necessários que a Canonical avançou eativado em sua imagem de kernel Linux “genérica” ??padrão para o Ubuntu 23.04.

Ubuntu comenta potencial de programação do kernel Rust com o Ubuntu 23.04

Assim, um guia de como obter “Rusty” no Lunar com o suporte do kernel Rust foi publicado hoje pelo engenheiro da Canonical, Andrea Righi. Reconhecidamente, o estado do kernel Rust no Linux 6.2 é bastante básico e o guia apenas descreve a criação de um módulo Rust para imprimir a saída clássica “hello world”.

O guia de instruções conclui com:

Ubuntu comenta potencial de programação do kernel Rust com o Ubuntu 23.04

O Ubuntu agora pode ser usado por todos os desenvolvedores que desejam começar a se familiarizar fácil e rapidamente com a programação do kernel em Rust, sem lidar com software/pacotes externos e simplesmente usando o kernel e a cadeia de ferramentas padrão do Ubuntu.

Embora, sim, isso seja verdade e sua compilação do kernel Linux 6.2 no Ubuntu 23.04 permita módulos do kernel Rust, aqueles que desejam levar a sério o trabalho do kernel Rust são melhores rastreando o Linux 6.3 ou o código Rust “-next”.

O Linux 6.3 estável será lançado na mesma época do lançamento do Ubuntu 23.04 no final do mês. Mas, de acordo com a política usual do Ubuntu, o Ubuntu 23.04 não verá nenhuma atualização de versão estável após o Linux 6.2 como sua opção de kernel suportada.

Linux 6 e outras abstrações do subsistema Rust em andamento e similares permanecem em andamento, algumas das quais podem chegar ao Linux 6.4, enquanto a maioria dos desenvolvedores que trabalham em módulos Rust visando a linha principal estão seguindo corretamente o código “-next”.

Então, sim, você pode escrever módulos “olá, mundo” de brinquedo com o kernel Linux 6.2 do Ubuntu 23.04, mas para aqueles que desejam fazer mais com essa linguagem de programação segura para a memória do kernel, desejarão / precisarão lançar seu próprio kernel mais recente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.