Ubuntu Desktop 24.10: todos os detalhes do lançamento

Vem aí o Ubuntu 24.10, saiba tudo o que está programado neste momento para a próxima versão do Ubuntu!

  • Polimento Aprimorado: O Ubuntu 24.10 se concentra em polir os recursos existentes, melhorando a experiência do usuário, a estabilidade do sistema e a segurança.
  • Suporte de Hardware Expandido: Preparação para suporte de hardware expandido para criptografia de disco completo apoiada por TPM, incluindo suporte para drivers NVIDIA.
  • Centro de Aplicativos em Evolução: Melhorias contínuas no Centro de Aplicativos do Ubuntu, incluindo uma experiência de descoberta mais rica e um back-end mais robusto para o serviço de classificação de aplicativos.
  • Autenticação Elegante com Authd: Implementação de um novo serviço de autenticação, authd, que suportará OpenID Connect e Entra ID com um fluxo completo de inscrição de dispositivo e MFA.

Hoje, temos uma atualização importante para compartilhar com vocês sobre o mundo do Ubuntu. O Ubuntu Desktop 24.10, também conhecido como ‘Oracular Oriole’, está atualmente em seu ciclo de desenvolvimento e promete trazer uma série de melhorias e novos recursos. Desde polimento de recursos existentes até a expansão do suporte de hardware, passando por melhorias no Centro de Aplicativos e muito mais, há muito o que esperar desta próxima versão. Vamos mergulhar nos detalhes e explorar o que o futuro reserva para o Ubuntu Desktop 24.10.

Conforme publicamos anteriormente, as compilações diárias do Ubuntu 24.10 ‘Oracular Oriole’, estão disponíveis. Este tipo de versão é ideal para quem quer testar os novos recursos e reportar problemas e até melhorias. Você pode fazer o download aqui.

Agenda do Ubuntu 24.10

Estes são os detalhes adicionais sobre o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu Desktop 24.10, também conhecido como “Oracular Oriole”:

  1. Polimento: O Ubuntu 24.10 vai gastar muito tempo polindo recursos existentes e novo código que foi mesclado no Ubuntu 24.04 LTS. Isso inclui aprimoramentos na experiência do usuário, estabilidade do sistema e segurança.
  2. Provisionamento: O plano para este ciclo é preparar o terreno para suporte de hardware expandido para criptografia de disco completo apoiada por TPM. Isso inclui suporte para drivers NVIDIA.
  3. Aplicativos e Snaps: O Centro de Aplicativos do Ubuntu continuará a melhorar, com um foco em trazer uma experiência de descoberta mais rica para outras categorias e um back-end mais robusto para o serviço de classificação de aplicativos. O suporte para instalação de pacotes deb de terceiros também será adicionado em breve.
  4. Flutter: O Flutter continua a ser a plataforma de escolha para novos aplicativos no Ubuntu Desktop. A Canonical está colaborando de perto com a equipe do Flutter em recursos específicos para Linux, como notificações de desktop, interfaces de gerenciador de rede, gsettings, bluetooth e mais.
  5. GNOME 47 e Wayland: O Ubuntu Desktop continuará a mirar no lançamento mais recente e maior do GNOME, suportado pela adição de nossos aprimoramentos de desempenho e organização. No Ubuntu 24.10, eles também planejam fazer a mudança para Wayland por padrão para aqueles com placas gráficas NVIDIA.
  6. Ubuntu Core Desktop: O Ubuntu Core Desktop continua a fazer progresso. Esta é uma nova maneira emocionante de entregar imutabilidade componível no espaço da área de trabalho.
  7. Authd: Eles projetaram um serviço de autenticação mais elegante, authd, que suportará OpenID Connect além do Entra ID recentemente renomeado com um fluxo completo de inscrição de dispositivo e MFA.
  8. WSL: A equipe do Windows Subsystem for Linux também está trabalhando duro em algumas novas ferramentas para facilitar a segurança, gerenciamento e padronização de instâncias do Ubuntu no WSL.
  9. Expansão da equipe: O plano é crescer a equipe do Ubuntu Desktop em pelo menos mais 50% no próximo ano.

Por favor, note que essas informações são baseadas em planos e podem estar sujeitas a alterações. A data de lançamento do Ubuntu 24.10 está prevista para 10 de outubro de 2024. As especificações mínimas do sistema para o Ubuntu são um processador dual-core de 2 GHz, ou melhor, 4 GB de memória do sistema, 25 GB de espaço livre no disco rígido, uma porta USB ou uma unidade de CD/DVD para a mídia do instalador e acesso à internet é útil.

A qualquer momento esteve post pode ser atualizado, então fique sempre atento!

Share This Article
Follow:
Jornalista. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile