Ubuntu Desktop define próprio futuro com Ubuntu 24.04 LTS no próximo ano

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O desenvolvedor Oliver Smith, da Canonical, que atua como gerente de produto do Ubuntu Desktop, publicou um post sobre “traçar um rumo para o futuro” do desktop Ubuntu. Deste modo, a equipe de desenvolvedores do Ubuntu Desktop define próprio futuro com Ubuntu 24.04 LTS no próximo ano.

Com o Ubuntu 23.10 sendo lançado em dois meses, antes do grande ciclo de suporte de longo prazo do Ubuntu 24.04, Olver Smith observou como internamente na Canonical eles têm trabalhado em seus objetivos e visão para a experiência de desktop Ubuntu nos próximos anos. Ele também compartilhou alguns destaques interessantes de sua perspectiva de que o desktop Ubuntu tem mais de seis milhões de usuários ativos (apenas contando o alcance do desktop), que o desktop Ubuntu é considerado a distribuição mais popular para desenvolvedores com base em uma pesquisa Stack Overflow, e que o desktop Ubuntu é a distribuição Linux de desktop mais usada para jogos com base nos números do Steam Survey da Valve.

Sua postagem observa como o desktop está evoluindo com um foco maior na segurança. Além disso, uma rápida transição de dados do usuário e gerenciamento empresarial para a nuvem, desktops em nuvem, tecnologias mais experimentais como IA incorporada. Por fim, ambientes de produtividade de realidade aumentada ou virtual surgindo.

Os valores expressos do Ubuntu Desktop são escolha, qualidade, suporte, diversão, desempenho, privacidade desde o design, segurança por padrão, integração perfeita e olhar para o futuro.

Ubuntu Desktop define próprio futuro com Ubuntu 24.04 LTS no próximo ano

Quanto à segurança por padrão, Oliver observa um ponto interessante. Assim, ele garante que o Ubuntu 23.10 está trabalhando em uma implementação “altamente experimental” de criptografia completa de disco apoiada por hardware. Portanto, esta aparece como uma opção no instalador do Ubuntu.

Ou no que diz respeito ao desempenho. Neste caso, o exemplo deles é como eles fizeram parceria com a Intel. Isso para fornecer codificação/decodificação de vídeo acelerada por hardware dentro do pacote Snap do navegador Chromium. Esse suporte de vídeo acelerado por hardware no Chromium Snap está se tornando estável. Não vamos esquecer como a aceleração de vídeo do navegador em outras plataformas é algo que se discute há anos. E é por conta dos Snaps que habilitar esse suporte VA-API tem sido um desafio maior.

Ubuntu Desktop define próprio futuro com Ubuntu 24.04 LTS no próximo ano

Olhando para o futuro, pouco saiu nesta postagem. Mas Oliver observa o trabalho contínuo em torno do Ubuntu Core Desktop como seu desktop imutável girando e aproveitando ainda mais o Snaps. Mais detalhes de planejamento sobre o lançamento do Ubuntu Desktop 24.04 LTS, que vai sair em abril de 2023, devem ser de conhecimento geral antes do final do ano.

Os interessados podem aprender mais por meio da postagem do Ubuntu Discourse.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.