O Ubuntu deixará de utilizar o X.Org Server e passará a utilizar o Wayland. Claro que essa mudança não deve ser nenhuma surpresa para ninguém, depois do comunicado feito há alguns dias.
Mir, a alternativa da Canonical para o Wayland, tinha sido anunciado como o futuro da convergência Ubuntu, porém, o sonho da convergência foi posto em segundo plano e engavetado.
É altamente provável que o X.Org seja incluído nas instalações e seja acessível a partir de qualquer tela de login do Ubuntu e isso deve se tornar um padrão já a partir da versão 17.10.
O X.Org ainda deve ser mantido na instalação do Ubuntu por conta dos usuários que porventura enfrentam problemas com a execução do Wayland ou que necessitam de recursos e suporte ao driver que estejam presentes apenas na sessão do X.Org Server.
O gerente da equipe de desktop do Ubuntu, Will Cooke, fez referência à decisão em uma reunião para discutir planos para o pós-Unity.
O que é Wayland?
Wayland é o substituto do X.Org Server mais moderno e, segundo o site oficial, é “mais fácil de desenvolver e manter”.
O GNOME já funciona bem no Wayland (se você utiliza o Ubuntu GNOME, você tem uma sessão opcional do Wayland já instalada) e futuras versões do ambiente de desktop irão refinar e aprimorar este suporte ainda mais.
O Fedora foi a primeira grande distribuição Linux a enviar o Wayland como a sessão padrão para os usuários. E, enquanto a essa transição do legado X para um sucessor moderno não andou sem seus problemas, a tecnologia, seu conjunto de recursos e seu desempenho estão melhorando rapidamente.
Outros detalhes sobre a futura mudança do Ubuntu após a sua decisão de abandonar o Unity em favor do GNOME ainda estão nos estágios iniciais de planejamento e devem ser divulgadas em breve.
Para o bem ou para o mal, o melhor mesmo é começar a garimpar os fóruns de internet e verificar se o seu hardware pode ter alguma complicação com essa mudança e preparar o coração para os problemas que certamente aparecerão.