SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Ubuntu está procurando um novo tema para seu lançamento

Qual será o novo tema do Ubuntu 2018?

Ubuntu 18.04: tema indefinido?

O Ubuntu 18.04 LTS será o próximo lançamento do Ubuntu (como sabemos) padrão de ouro ao chegar em abril de 2018. Ao que parece, ele poderia ter um novo tema brilhante para inicializar. Os desenvolvedores do Ubuntu estão esperando para realizar um concurso de tema do Ubuntu. O objetivo é dar ao Ubuntu um visual moderno, que pode ser usado com confiança e que seja bem recebido na próxima década. O problema é que vamos enfrentar algo inesperado: a mudança está bem atrasada!

The Ubuntu Ambiance Theme

ubuntu tema
Figura 1 – Ubuntu Ambiance Theme – 2010

O tema do Ambiance GTK O Ubuntu, atualmente usado está em vigor com alguma variação desde 2010. É notório o descontentamento dos usuários, claro a partir de reações online e mídias sociais, que o tema não é o prazer da multidão que antes era.

As tendências de design evoluem constantemente e, portanto, têm expectativas sobre o tipo de “finesse” e polimento que um sistema operacional de desktop moderno deve transportar.

O objetivo é encontrar:

  • Novo tema GTK3;
  • Novo tema do GNOME Shell;
  • Novo tema do ícone;

Não há garantia de que qualquer tema criado pela comunidade seja usado por padrão. O Ubuntu pode optar por simplesmente incluir o tema da comunidade como um extra opcional na imagem do disco (um pouco como papel de parede padrão e papéis de parede da comunidade, o que normalmente acontece bastante).

A New Theme Based on Adwaita

ubuntu tema
Figura 2 – Um novo tema baseado no Adwaita

A principio, a ideia do concurso parece excelente, não é? Uma maneira certificada de injetar modernidade e energia na estética do desktop obsoleto do Ubuntu, ao mesmo tempo em que gera impulso em torno de uma versão de suporte (normalmente conservadora) de longo prazo. Com a defasagem de design da Canonical pelo menos para desktop (ainda tem alguns designers, mas eles estão trabalhando principalmente em coisas “lucrativas”), o trabalho de “grunhagem” de fazer um novo tema será nas mãos literais de voluntários e entusiastas.

Eles desejam criar um novo tema baseado em Adwaita, o tema padrão GNOME GTK. Esse é o mesmo tema de Adwaita que provavelmente atrai mais críticas e reclamações que o Ambiance!

A idéia é criar um novo tema a partir do zero, mas em uma base neutra e a montante. Isso servirá de base para que mudanças no futuro do GTK não possam interromper demais. O Ubuntu também quer um novo tema do GNOME Shell, novamente com base no CSS padrão do GNOME a montante e um novo tema de ícone.

The issue of inconsistent Icons

ubuntu tema
Figura 3 – Numix Linux Desktop square Iconest

Existem muitos temas de ícones bem desenhados. Daí pensamos, em tese, que o re-propósito de um conjunto de ícones existente (como Papirus, Moka, etc.) faria sentido. Porém, não é bem assim! Claro, teremos bons ícones consistentes para softwares como:

Mas a uniformidade que criam será perfurada assim que o Chrome, o Firefox, o GIMP, o Clementine, o Mailspring e outros aparecerem na doca. Para os fornecedores de software, o ícone deles é parte integrante da marca. MacOS, Windows e Android – nenhum deles “substitui” os ícones usados ​​por aplicativos de terceiros, não por padrão, tendendo a ser uma marca “forte” de seus softwares.

Novo Tema é uma tarefa comunitária

A equipe da comunidade Ubuntu espera que designers e criadores de temas de outros temas populares desejam se envolver na criação de um novo tema para Ubuntu 18.04 LTS. A ênfase é criar um novo tema que ainda “se sente” como o Ubuntu. Receba um novo tema hoje. Se você não gosta de esperar até abril para obter uma nova aparência para sua área de trabalho, não precisa. Nós recentemente examinamos os melhores temas GTK lá fora. Esta lista inclui temas planos, temas de design de material e alguns temas exclusivos devem ser padrão. Caso vocês desejem conhecer outros temas Ubuntu clique aqui!

E você, qual o tema linux que você mais gosta? Deixa nos comentários, gostamos de ouvir sua opinião! Vem compartilhar conosco, entra no grupo do Telegram, compartilha com os amigos, nos segue nas redes sociais!!

 

That’s All Folks!!

Comentários