in

Ubuntu Lumina lança segunda ISO de testes

Veja mais este sabor não oficial do Ubuntu que está chegando.

istemas operacionais de servidor criados com FreeBSD e Debian. Usando software personalizado, eles serão utilizáveis ??(e em breve intercambiáveis). Vem com qualquer área de trabalho suportada pela Arisblu, assim como sem ela. Usará Fish como o shell padrão.
Ubuntu Lumina Logo

Algumas semanas atrás, destacamos a chegada de uma nova distro derivada do Ubuntu mas que ainda não é um sabor oficial. Estamos falando do Ubuntu Lumina, uma distro nova e, portanto, Remix, que agora lança a segunda ISO de testes.

A página oficial da distribuição não traz muitas informações relevantes. Porém, tenta explicar o que é o projeto, que ainda está em fase experimental. Apesar dos avanços, muitos bugs podem ocorrer.

Assim, por se tratar de uma developer edition, há muitos problemas logo de cara a serem corrigidos.

Uma mensagem da própria distro destaca esses problemas:

  • A ferramenta de instalação não está funcionando/instalada;
  • Vem com ferramentas que não devem permanecer (e serão substituídas);
  • Versão não modificada do Lumina DE (a edição completa será modificada);
  • O navegador não está instalado – Terminator é o emulador de terminal;
  • Alguns problemas podem ocorrer, não totalmente testados.

Ubuntu Lumina lança segunda ISO de testes

Ubuntu Lumina lança segunda ISO de testes

O Ubuntu Lumina se esforça para ser leve, diz uma mensagem logo no topo da página da distro. O ambiente de desktop Lumina foi produzido anteriormente pela distribuição TrueOS do BSD.

O Ubuntu Lumina é rápido, com alguns números mostrando o consumo de menos de um gigabyte de RAM em modo inativo. O Ubuntu Lumina é pequeno, com uma instalação básica tendo apenas 7 GB. É o suficiente para caber na maioria das unidades USB!

Como baixar a ISO do Ubuntu Lumina 20.04 LTS developer edition

Então, para fazer o download da nova ISO de desenvolvimento, acesse o seguinte link:

aranym.com/ubuntu-lumina/

Da mesma forma, para acompanhar o desenvolvimento do projeto, há uma conta no Twitter (@KaiLikesLinux). O desenvolvedor Kai Lyons garante que está muito próximo  de ter o novíssimo Ubuntu Lumina lançado corretamente, sem nenhum problema mais grave para ser usado em desktops.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.