in

Ubuntu MATE 19.10 troca VLC pelo GNOME MPV

A troca acontecerá em virtude da maior compatibilidade com o GONOME.

Ubuntu MATE 19.10 troca VLC pelo GNOME MPV

O novo Ubuntu MATE 19.10 vai abandonar o VLC para mudar para o GNOME MPV. Já faz algumas semanas que a versão Eoan Ermine iniciou sua fase de desenvolvimento. Porém, já vamos começar a ter notícias sobre as mudanças que chegarão em outubro próximo. Quando a fase de desenvolvimento de uma nova versão do Ubuntu começa, as primeiras versões são basicamente as mesmas que a anterior. Assim, as mudanças estão chegando aos poucos. Agora, uma medida que pode não agradar muitos usuários: o Ubuntu MATE 19.10 não incluirá mais o media player VLC como player padrão. O Ubuntu MATE 19.10 troca VLC pelo GNOME MPV.

Em 2017, a comunidade de usuários do Ubuntu MATE escolheu o VLC como o  o player padrão em uma distro que faz parte da família Ubuntu desde 2015. Mesmo assim, por que ocorrerá esta mudança que vai contra o desejo da maioria? A resposta é simples e está na integração com o resto do sistema operacional.

O Ubuntu MATE 19.10 usará novamente um player baseado no GNOME

Ubuntu MATE 19.10 troca VLC pelo GNOME MPV

O player instalado por padrão na versão Eoan Ermine do Ubuntu MATE será o que é atualmente conhecido como GNOME MPV. É um player muito mais simples. Porém, como a base é GNOME funciona muito melhor no ambiente gráfico MATE. Martim Wimpress, o criador do Ubuntu MATEdiz que é exatamente o mesmo movimento que eles fizeram quando mudaram o Thunderbird pelo Evolution.

O GNOME MPV em breve será chamado Celluloid. A simplicidade do que mostra é apenas em sua interface. Por outro lado, do mesmo modo, ele é robusto em relação ao tipo de formatos que suporta, já que, como o VLC, ele suporta muitos tipos de codecs. Portanto, raramente deixamos de reproduzir algum arquivo.

Aqueles que não gostam deste movimento de mudança, podem sempre instalar o VLC a parte. Então, para isso pode acessar a página oficial do aplicativo, o centro de software ou usando o comando:

 sudo apt install vlc

De qualquer forma, apesar da fama do VLC, é preciso dar um voto de confiança. O que você acha dessa alteração? Será mesmo uma boa para o Ubuntu MATE 19.10? Dê sua opinião em nosso grupo do Telegram: @sitesempreupdate.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Proton 4.2-6 traz reconstrução do DXVK 1.2.1 e FAudio atualizado

Proton 4.2-6 traz reconstrução do DXVK 1.2.1 e FAudio atualizado

Samsung abandona GPU's ARM, é a vez da AMD!

Samsung abandona GPU’s ARM, é a vez da AMD!