Ubuntu MATE 20.04.1 para Raspberry Pi lança segundo beta

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura

A versão do Ubuntu Mate 20.04.1 que é voltada para dispositivos single board computer como o Raspberry Pi acaba de lançar o segundo beta para testes. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor Martin Wimpress. Assim, as imagens de uma nova versão beta do Ubuntu MATE 20.04.1 para dispositivos Raspberry Pi podem ser baixadas e testadas agora mesmo.

O Ubuntu MATE 20.04.1 para Raspberry Pi promete novos recursos importantes, como suporte para os mais recentes SCBs Raspberry Pi 4, melhores gráficos, inicialização USB experimental, renderização básica para o navegador Firefox por padrão, suporte para o utilitário rpi-eeprom para atualização o bootloader Raspberry Pi 4 EEPROM e uma nova ferramenta de configuração.

É importante frisar que o novo Mate para Raspberry Pi está apenas começando a ser desenvolvido, uma vez que a versão final do Ubuntu 20.04.1 LTS (Focal Fossa) só foi lançado oficialmente na semana passada.

Desde a versão beta 1, a equipe corrigiu problemas de Wi-Fi que ocorriam na primeira inicialização durante o assistente de configuração inicial e descartou a opção de memória gpu_mem que permite especificar quanta memória a GPU pode usar do arquivo config.txt para melhor desempenho.

Ubuntu MATE 20.04.1 para Raspberry Pi lança segundo beta

O beta 2 também é alimentado pelo mesmo kernel Linux 5.4 LTS usado no Ubuntu 20.04.1 LTS e usa o ambiente de área de trabalho MATE 1.24 mais recente. Além disso, vem com a maioria dos aplicativos que também estão disponíveis na versão Ubuntu MATE 20.04.1 LTS para PCs.

O Ubuntu MATE está disponível para dispositivos Raspberry Pi há mais de cinco anos. Portanto, é uma alternativa muito popular ao sistema operacional Raspberry Pi oficial, devido ao uso do kernel oficial do Ubuntu otimizado para desempenho e regularmente corrigido contra as ameaças de segurança mais recentes.

Por que usar o Ubuntu MATE no Raspberry Pi?

No entanto, o Ubuntu MATE para Raspberry Pi tem mais vantagens do que outras distribuições semelhantes. Por exemplo, ele vem com o driver VC4/V3D (fkms) habilitado por padrão para suportar gráficos 3D poderosos no computador minúsculo.

Ele também suporta:

  • expansão automática do sistema de arquivos on-line;
  • saída de áudio via HDMI ou jack de áudio analógico de 3,5 mm;
  • saída de vídeo via HDMI ou Composto;
  • acesso GPIO via GPIO Zero e WiringPi;
  • bem como suporte para Wi-Fi, Ethernet e Bluetooth.

Alguns softwares adicionais também estão incluídos, como:

  • o aplicativo Steam Link para Raspberry Pi, que permite aos usuários jogar seus jogos favoritos do Steam diretamente de seus computadores Raspberry Pi;
  • bem como o popular jogo de construção de mundo aberto Minecraft Pi Edition.

Ubuntu MATE 20.04.1 para Raspberry Pi é compatível com os modelos mais recentes do Raspberry Pi 4, bem como no Raspberry Pi 3 Modelo B + mais antigo, Raspberry Pi 3 Modelo B. Pode ser usado até mesmo no Raspberry Pi 2 Modelo B, o que não é recomendado devido para especificações de pouca memória.

Se você quiser ajudar a equipe do Ubuntu MATE a entregar um Ubuntu MATE 20.04.1 livre de bugs para o lançamento do Raspberry Pi, visite a página de download oficial.Lá você vai obter as imagens do Beta 2, que estão disponíveis para arquiteturas de 32 ou 64 bits.

Para instalar o Ubuntu MATE 20.04.1 em seu Raspberry Pi, é recomendável usar um cartão microSDHC ou microSDXC de qualidade de 8 GB ou superior. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial.

9to5 Linux

Share This Article
Sair da versão mobile