in

Ubuntu muda de aparência antes da versão 20.04

Grandes mudanças no tema padrão ‘Yaru’ do Ubuntu estão chegando.

Ubuntu muda de aparência antes da versão 20.04
yaru-dark-theme-20.04-1536x864

A nova versão do Ubuntu LTS, a 20.04 Focal Fossa promete melhorias substanciais até a estreia prevista para o final de abril. Agora, foram mostradas grandes mudanças no tema padrão ‘Yaru’ do Ubuntu. E elas estão chegando ao Ubuntu 20.04 LTS. Sendo assim, a tendência é que antes da versão 20.04 o Ubuntu muda de aparência. Para isso, a equipe da comunidade que trabalha no tema Yaru GTK passou recentemente uma semana no QG da Canonical em Londres. Foi um autêntico ‘festival de design’.

Lá, juntamente com os membros da equipe oficial de design do Ubuntu, eles trabalharam para melhorar a aparência e a consistência do tema padrão do Ubuntu.

Do mesmo modo, erros na versão atual do tema foram resolvidos e uma série de grandes mudanças de cores também foram definidas. Portanto, todas essas mudanças alteram consideravelmente a aparência geral do tema Yaru.

Versão 20.04 LTS do Ubuntu muda radicalmente de aparência

Sim, em vez de ser (várias tonalidades) de azul e verde (como estão atualmente), o novo tema Yaru deixa as caixas de seleção e botões de opção ativos ou selecionados, além de controles deslizantes e barras de progresso, todos roxos. Esta talvez seja a principal mudança notada pelos usuários. Isto porque a cor roxa chamará logo a atenção. 

[mudar de verde para roxo] reduzirá a abundância de cores usadas no geral, enquanto o torna inconfundivelmente Ubuntu.

Outras alterações do tema Yaru

Além das alterações de cores, também existem alterações menos latentes, como aprimoramentos de contraste, bordas de botões mais acentuadas, contornos de caixas de seleção etc.

Curiosamente, o tema Yaru refaz muitas de suas opções de cores no framework Vanilla de código aberto desenvolvido e mantido pela equipe de design da Canonical.

Isso é sensato; esses são os mesmos tons de verde, amarelo e azul que ajudam a unir interfaces e front-ends díspares em toda a pilha de softwares Ubuntu, no próprio desktop e além deles. Portanto, a ideia é dar maior unidade e harmonia nas cores.

Também tem havido mais trabalho nas variantes de claro e escuro total de Yaru.

O Ubuntu diz que planeja “reintroduzir a capacidade de alternar entre variações de [tema]” através do aplicativo Configurações.

Experiência da Nova Pasta do Gr-azy

Existem também algumas ideias experimentais para ícones de pastas, uma das quais você pode ver abaixo:

 

Quando podemos esperar essas mudanças?

A esperança é que a maior parte das mudanças mostradas aqui chegue ao Ubuntu 20.04, previsto para abril. É possível que as alterações mais importantes – como os ícones de pastas experimentais – possam ser adiadas para o final do ano, em outubro, com a chegada da versão do Ubuntu 20.10. Mesmo assim, teremos um Ubuntu 20.04 em abril com nova aparência.

Fonte: OMG Ubuntu

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Galaxy S20 da Samsung é visto com câmera quádrupla

Galaxy S20 da Samsung é visto com câmera quádrupla

Tesla usa Coreboot em veículos elétricos

Tesla usa Coreboot em veículos elétricos