Ubuntu Phone finalmente recebe um aplicativo VoIP

Uma boa notícia para usuários do Ubuntu Phone: o Linphone, aplicativo de voz sobre IP (VoIP) de código aberto, está disponível para o sistema operacional Ubuntu Touch na loja de aplicativos Open Store. Assim, o Ubuntu Phone finalmente recebe um aplicativo voip.

Como funciona

Portanto, os usuários poderão fazer chamadas via IP. Tudo isso graças a dois desenvolvedores de software livre que criaram a aplicação Linphone para o sistema operacional móvel do Ubuntu Touch, mantido pela Comunidade UBports. O anúncio foi divulgado via twitter.

Com o Linphone instalado no seu telefone com o Ubuntu, você pode criar uma conta SIP (Session Initiation Protocol) na página do Linphone.org e chamar outra conta SIP ou eNum sem custo. Além disso, é possível realizar  chamadas normais,  desde que haja crédito.

Ubuntu Phone finalmente recebe um aplicativo VoIP

 

Os desenvolvedores do aplicativo também notaram que, por enquanto, as chamadas só funcionariam para algumas contas SIP. No entanto, eles não explicam como essas contas são selecionadas. Então, com um pouco de sorte, você pode deixar o Linphone rodando em segundo plano por padrão. Além disso, o aplicativo não desligará a tela durante as chamadas.

Como instalar o Linphone no  Ubuntu Phone

Instalar o aplicativo Linphone no seu Ubuntu Phone é muito fácil. Tudo que você precisa fazer é abrir o Open Store, encontrar o aplicativo, baixá-lo e instalá-lo. O aplicativo é gratuito e está sendo traduzido para vários idiomas.

A versão mais recente do Linphone é a v0.9.10.

Esta é a primeira atualização para correções desde que o aplicativo chegou à loja.

O Linphone está disponível para o Ubuntu Touch com base no Vivid e no Xenial.

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

QMMP: A melhor alternativa ao WINAMP no Ubuntu, Debian e Linux Mint

Previous article

Desenvolvedor fala sobre segurança do kernel Linux

Next article

You may also like

More in Notícias