Take a fresh look at your lifestyle.

Ubuntu rolling release? Como assim?

Ter o Ubuntu rolling release é possível, mas pode ser perigoso

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Ubuntu permanece sendo a distribuição popular entre os usuários e entre os blogs do nicho. Mas, algumas pessoas tem questionando se há planos para que o Ubuntu seja lançado como rolling release, afinal, atualmente há duas variações em termos de ciclo de vida dos lançamentos do Ubuntu, uma com 9 meses e outra com 5 anos.

Falando um pouco sobre essas duas variações, podemos dizer que a versão de 9 meses é geralmente indicada para quem gosta de experimentar os novos recursos e até ajudar a testá-los, já o Ubuntu com 5 anos é ideal para quem precisa de estabilidade, porque há uma maturação nos pacotes que proporcionam isso ao usuário.

Mas, e a rolling release, que é justamente ter lançamentos mas não precisar instalar um grande pacote de mudanças ou ter que fazer uma nova instalação? Bem, trocar de versões Ubuntu é possível sem precisar fazer grandes manobras, mas é preciso atualizar o sistema o que pode demandar um número considerável de downloads e posteriormente instalação.

O modelo rolling release chegou a ser comentado em 2014 e com mais força em 2016, entre os desenvolvedores e até na comunidade, mas até o momento ainda são planos sem certeza alguma. No entanto, alguns usuários tem usado os repositórios do Ubuntu onde os pacotes estão em desenvolvimento constante, o que permite ter sempre os últimos pacotes recentes sem precisar fazer grandes atualizações ou até novas instalações do Ubuntu.

No entanto, usar estes pacotes “podem” trazer alguns bugs, sim, podem, mas é fácil encontrar pessoas que estão satisfeitas com este repositório instalado. E assim, pensando nisso, fizemos um tutorial onde mostramos como como transformar o seu Ubuntu em rolling release, como disse a pouco, é possível ter o modelo em torno do Ubuntu, mas não é possível garantir a mesma estabilidade das famosas distribuições conhecidas que seguem o mesmo modelo.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments