in

Ubuntu Server 20.04 LTS aposenta antigo instalador Debian

Agora, distribuição vai se concentrar no Subiquity.

Ubuntu Server 20.04 LTS aposenta antigo instalador Debian

Introduzido no Ubuntu Server 17.10 e aprimorado desde então, tem sido “Subiquity” uma nova opção de instalação do Ubuntu Server, em vez de seu instalador clássico derivado do Debian. No entanto, com o Ubuntu 20.04 LTS, eles abandonarão a opção baseada no Instalador Debian e se concentrarão apenas na sua moderna opção de instalador de servidor “Subiquity”. Sendo assim, o Ubuntu Server 20.04 LTS aposenta antigo instalador Debian.

Michael Hudson Doyle, da Canonical, apresentou seus planos para o instalador do servidor para o Ubuntu 20.04 LTS, que envolve apenas o suporte ao instalador novo. Assim, o atual e antigo Instalador Debian deverá ser descartado.

Ubuntu Server 20.04 LTS aposenta antigo instalador Debian

Com o 20.04 LTS, concluiremos a transição para o instalador do servidor ativo e descontinuaremos o instalador clássico do servidor com base no debian-installer (di), permitindo que concentremos nossos esforços de engenharia em uma única base de código. O instalador de servidor de subiquidade de última geração traz a confortável sessão ao vivo e a instalação rápida do Ubuntu Desktop para os usuários do servidor.

Se você tem casos de uso nos quais confia em di e que não são abordados por subiquidade hoje, informe-nos, no início de janeiro, quais são esses, para que possamos incorporar esse feedback em nossos planos para o ciclo de desenvolvimento do LTS 20.04, disse Michael.

Ubuntu Server 20.04 LTS aposenta antigo instalador Debian

Portanto, o instalador do servidor deve adicionar suporte à instalação automática para instalações automatizadas e autônomas. Além disso, terá:

  • uma opção de instalação resiliente;
  • suporte ao SSH em uma sessão do instalador;
  • e suporte à tabela de partição VTOC para IBM s390x.

Outros recursos ausentes do instalador do Subiquity que são suportados no Debian Installer, porém, não são considerados bloqueadores para o 20.04 LTS:

  • estão oferecendo suporte às configurações do servidor OEM;
  • um modo de recuperação dedicado;
  • e suporte para a montagem de volumes iSCSI.

Mais detalhes sobre os planos de instalação do servidor Ubuntu 20.04 LTS através deste post do Discourse.

De volta aos dias Ubuntu 17.10 e 18.xx, o instalador do Ubuntu Server Subiquity era incrivelmente difícil e perdia muitos recursos. Entretanto, com o tempo se transformou em grande parte por ser um instalador de SO de servidor baseado em texto competente.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

google-governo-de-sp-firma-parceria-inedita-com-o-google-para-mapear-digitalmente-propriedades-e-estradas-rurais-do-estado

GOOGLE: Governo de SP firma parceria inédita com o Google para mapear digitalmente propriedades e estradas rurais do Estado

Qt nega que novos lançamentos serão restritos a clientes pagantes

Qt Shader Tools deve ser padrão no Qt6