in

Ubuntu Touch OTA-12 lançado com Lomiri

Veja as novidades da versão.

Acaba de sair a mais nova versão do Ubuntu Touch OTA-12, voltada para dispositivos Ubuntu Phone e que conta com o novo Lomiri (antigo Unity 8) para celulares. O anúncio bastante esperado foi feito pela UBports Foundation hoje.

Após muito tempo de desenvolvimento, o Ubuntu Touch OTA-12 é considerada uma das maiores atualizações. A principal novidade é a estreia do Lomiri, o novo nome do Unity 8 e que vem instalado por padrão. A versão do Lomiri incluída no OTA-12 é construída sobre uma das últimas versões do Unity8 lançadas pela Canonical.

Ubuntu Touch OTA-12 lançado com Lomiri e outros recursos

A inclusão de Lomiri já é uma grande mudança, pois introduz novas funcionalidades e novos modelos de interação na interface, incluindo o Application Drawer.

Entretanto, com essa alteração, outra é removida. O Dash and Scopes não está mais disponível no OTA-12. Assim, os usuários do Ubuntu Phone possuem uma nova tela inicial. O traço do Unity8 foi substituído por um fundo em branco.

O navegador da Web Morph também mereceu alguma atenção e agora exclui apenas a sessão de navegação privada ao usar esta modalidade. Há uma nova opção para permitir a exclusão de cookies e a capacidade de aplicativos da Web criados com o contêiner de aplicativos da Web baixarem arquivos.

Do mesmo modo, o Morph vem com um recurso que se ajusta à largura, que amplia automaticamente uma página da Web para evitar problemas de renderização e manipula melhor os elementos de redução.

Outras alterações incluem:

  • o servidor de vídeo Mir 1.2 com suporte para clientes Wayland;
  • um novo estilo para as cores padrão com mais contraste;
  • novo gesto de deslizar para o teclado sensível ao toque;
  • capacidade de alternar entre o modo de seleção e o cursor tocando duas vezes na área em branco na sobreposição de edição.

Além disso, agora existe:

  • suporte de vibração para dispositivos OnePlus One ao pressionar teclas;
  • o suporte 4G em dispositivos Fairphone 2 agora funciona imediatamente;
  • dispositivos com um LED multicolorido agora podem usá-lo para exibir o status da carga;
  • e Nexus 5, OnePlus One e Fairphone 2 agora oferecem suporte para Anbox.

Esta atualização está em andamento há mais de um ano, disse a UBports. Muitas pessoas nos ajudaram a chegar aqui, incluindo a equipe Mir da Canonical e qual era a equipe de telefone do Ubuntu antes do término do projeto, e nossa comunidade incrível e vibrante. Realmente, obrigado a todos pelo seu trabalho.

Como de costume, o Ubuntu Touch OTA-12 é enviado aos usuários como uma atualização contínua, o que significa que não estará disponível para todos ao mesmo tempo. A implementação deve levar alguns dias.

Para atualizar seu dispositivo Ubuntu Phone, vá para Configurações do sistema> Atualizações e atualize a lista de atualizações até ver a versão OTA-12.

Lembre-se de que seu dispositivo será reiniciado automaticamente para que a atualização seja instalada. Para ver se você está executando o OTA-12, vá para Configurações do sistema> Sobre> SO.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.