Take a fresh look at your lifestyle.

Ubuntu Touch será o primeiro sistema GNU/Linux compatível com Apps Android

O Ubuntu Phone que agora é mantido pela UBPorts anuncia a novidade como um verdadeiro presente de Natal.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O UBports, o mantenedor e a comunidade por trás do sistema operacional móvel Ubuntu Touch, tem o prazer de anunciar que o recurso tão aguardado de poder executar aplicativos Android no Ubuntu Touch atingiu um novo marco com a inauguração do “Project Anbox”. Anbox é uma ideia da comunidade que permite que aplicativos Android sejam executados de uma forma mais nativa do que a abordagem mais comum de usar um emulador Android, o que comprometeria o desempenho e usabilidade. Durante as próximas semanas, a UBports lançará uma versão pré-alfa da Anbox com instruções de configuração. E você vai poder instalar qualquer aplicativo Android em seu Ubuntu Touch sem nenhum problema.

As pessoas passaram a depender de determinados aplicativos que não estão disponíveis no Ubuntu Touch. Para se tornar um sistema operacional móvel completo, o Ubuntu Touch precisa oferecer a seus usuários os serviços proprietários de que dependem, pelo menos até o ponto em que alternativas de código aberto sejam viáveis. Como resultado de um início tardio do jogo, é quase impossível que a UBports chame a atenção do mercado necessária para motivar os desenvolvedores proprietários a criar esses aplicativos para a plataforma. Ter aplicativos para Android é uma solução lógica para ajudar a superar a lacuna que ficou aberta até então, após o abandono do projeto pela Canonical. Muitos usuários ficaram na espera do grande lançamento que infelizmente não aconteceu.

O Anbox será um recurso opcional no Ubuntu Touch, permitindo acesso a todas as aplicações Android. Isso proporcionará o máximo de controle e segurança, uma vez que esses aplicativos permanecerão isolados um do outro e do resto do sistema operacional usando containers.

E o Ubuntu Phone?

A Anbox entrará em breve no Ubuntu Phone, mas a OTA-3 já está disponível para os dispositivos do Ubuntu Phone. Esta atualização remove completamente a loja Canonical dos dispositivos e adiciona a OpenStore as configuração do sistema. Com essa atualização, foi corrigido vários erros que apareceram em vários dispositivos com o Ubuntu Phone, como o Nexus 4, o Nexus 5 ou o BQ m10 FHD.

Ainda há muito para a Anbox estar presente no Ubuntu Phone, mas será uma realidade, algo que permitirá escolher qualquer smartphone ou sistema operacional sem ter que depender de determinados aplicativos como o WhatsApp ou o Google Photos.

A comunidade internacional está otimista sobre a novidade, e esperam ansiosos para ver tudo funcionando. Desta forma, vamos ver o Ubuntu Touch rodando em muitos dispositivos, e assim preenchendo as necessidades faltantes que eram tão reclamadas nos fóruns.

Se você quer mais informações sobre o Ubuntu Touch, notícias ou então fazer o download e conhecer todos os dispositivos compatíveis, confira o link abaixo:

Download – Ubuntu Touch

Comentários