Ubuntu Unity 20.10 Groovy Gorilla já está em desenvolvimento

Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) chegará ao fim da vida útil em 22 de julho de 2021

O próximo lançamento do sistema operacional Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) entrou em congelamento de recursos esta semana.

Anunciado neste final de semana, já está em desenvolvimento a versão Alpha do novíssimo Ubuntu Unity 20.10 Groovy Gorilla. Isso ocorre poucos dias após uma atualização da primeira distro com este sabor que resgata o antigo ambiente desktop do Ubuntu. Vale lembrar que este não é um sabor oficial do Ubuntu, portanto, ele leva o nome de Ubuntu Unity Remix 20.10 que agora está pronto para testes públicos.

Além dele, você pode experimentar a matar as saudades do antigo Unity com o Ubuntu Unity Remix Focal Fossa 20.04 LTS. A distro teve seu primeiro lançamento com base no sistema operacional Ubuntu apresentando a boa e antiga interface do usuário do Unity 7 como ambiente de desktop padrão.

Esta era a grande promessa da Canonical para integrar vários dispositivos. Infelizmente, foi descontinuado em 2017 por razões financeiras e não ter atingido o objetivo inicialmente proposto. Sendo assim, ele foi sumariamente trocado pelo GNOME que vem sendo trabalhado desde então no Ubuntu e apresentou já algumas melhorias significativas.

Ubuntu Unity 20.10 Groovy Gorilla já está em desenvolvimento

No entanto, apesar de ter desaparecido dos desktops, o Unity ainda está presente de forma importante nos dispositivos móveis. Tudo graças aos UBports, que continuam o desenvolvimento do Unity 8 sob o guarda-chuva de Lomiri. Porém, não se deve confundir o Unity 7 com o Unity 8. O Unity 7 era uma interface bonita e moderna para a área de trabalho Linux. Portanto, se você ainda deseja usar em 2020, pode experimentar a distribuição Ubuntu Unity Remix 20.04, que pode ser baixada agora mesmo no site oficial.

A equipe de desenvolvimento liderada por Rudra Saraswat já está trabalhando na próxima versão, Ubuntu Unity 20.10, que será lançada até outubro, provavelmente na mesma época do Ubuntu 20.10, que está previsto para ser entregue no dia 22 de outubro. Assim, uma primeira versão Alpha do Ubuntu Unity 20.10 está pronta para teste público. De acordo com os testes ffeitos até o momento, a distro parece rodar mais rápida que a versão 20.04.

Além de ser baseado no Ubuntu 20.10, a próxima versão do Ubuntu Unity 20.10 promete HUD e Menu Global aprimorados que agora funcionam com o Mozilla Firefox, configurações de energia aprimoradas, oferecendo aos usuários a opção de bloquear, suspender, reiniciar ou desligar o sistema ao pressionar o botão liga/desliga. 

Além disso, os usuários agora poderão exibir seu nome de usuário no Menu, algo que pode ser feito em Configurações. O Ubuntu Unity 20.10 também vem com um belo novo tema de ícone e arte, tornando-o mais moderno e agradável do que na versão anterior.

Em suma, o Ubuntu Unity 20.10 parece um lançamento muito promissor e vem com muitos aplicativos que fazem sucesso entre os usuários. Também parece que os desenvolvedores retiraram o “Remix” de seu nome. Então, pode significar que eles querem que ele se torne um sabor oficial do Ubuntu.

Se você quer tomar o Ubuntu Unity 20.10 Alpha para um test drive, você pode baixar a imagem ISO a partir de agora aqui. Caso contrário, você poderá vê-lo em ação na galeria de capturas de tela abaixo.

Sair da versão mobile