Ubuntu Unity 22.04 LTS também acaba de ser lançado

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O mantenedor do Ubuntu Unity, Rudra Saraswat, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade da distribuição Linux Ubuntu Unity 22.04 LTS. Tudo isso dentro da onda de lançamentos da nova versão do Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish e todos seus sabores oficiais. Lembrando que o Ubuntu Unity ainda não é um sabor oficial da mais importante distribuição Linux do mercado.

Baseado na versão upstream do Ubuntu 22.04 LTS, o Ubuntu Unity 22.04 LTS é o sucessor do Ubuntu Unity 20.04 LTS (Focal Fossa) e o segundo lançamento de suporte de longo prazo deste sabor não oficial do Ubuntu com o bom e velho ambiente de desktop Unity 7.

Ubuntu Unity 22.04 LTS também acaba de ser lançado

O recurso mais importante desta nova versão do Ubuntu Unity é o suporte para aplicativos Flatpak habilitados por padrão. O repositório Flathub é instalado para que você possa instalar qualquer aplicativo Flatpak que desejar, em vez de aplicativos nativos dos repositórios do Ubuntu. Além disso, o gtk3-nocsdproblema foi corrigido nesta versão.

Outra mudança interessante é o fato de que a seleção de software padrão foi alterada nesta versão, descartando os aplicativos GNOME em favor dos aplicativos MATE para uma experiência mais leve e para melhor se adequar à interface do usuário do Unity.

Ubuntu Unity 22.04 LTS também acaba de ser lançado
Ubuntu Unity 22.04 LTS também acaba de ser lançado.

Como tal, o visualizador de documentos Evince foi substituído por Atril, o editor de texto Gedit foi substituído por Pluma, o player de vídeo Totem foi substituído por VLC, o visualizador de imagens Eye of GNOME foi substituído por EOM e o GNOME System Monitor foi substituído por MATE System Monitor.

Fora isso, não há mais ISOs BIOS e UEFI separados. Os usuários agora podem usar o mesmo ISO para instalar o Ubuntu Unity em computadores antigos com BIOS legado ou máquinas mais recentes com firmware UEFI.

Por último, mas não menos importante, o Ubuntu Unity segue os passos do restante dos sabores oficiais do Ubuntu para adotar o Firefox Snap por padrão, já que os desenvolvedores do Ubuntu não fornecem mais um pacote nativo nos arquivos principais.

Você pode baixar o Ubuntu Unity 22.04 LTS agora mesmo no site oficial se quiser instalá-lo em seu computador pessoal. Atualizações de versões anteriores não são possíveis no momento.

Como o restante dos sabores oficiais do Ubuntu, este novo lançamento do Ubuntu Unity LTS também será suportado por três anos com atualizações de software e segurança, até abril de 2025. O primeiro lançamento pontual, Ubuntu Unity 22.04.1 está planejado para agosto/setembro de 2022.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.