Ubuntu vence Windows 10 em teste de velocidade

Michael Larabel, do site Phoronix, está fazendo alguns testes de desempenho no laptop M141 da Walmart, com a marca Motile de US$ 199 vendido nos EUA. Ele possui um processador AMD Ryzen 3 3200U, gráficos Vega 3, 4 GB de RAM e uma tela de 1080p de 14 polegadas. Neste artigo, veja como o Ubuntu e o Windows 10 se saíram no teste de velocidade.

Ubuntu vence Windows 10 em teste de velocidade

Ele comparou o desempenho de seu sistema operacional Windows 10 pré-instalado em relação à futura distribuição Linux Ubuntu 20.04 LTS e descobriu que o Ubuntu 20.04 era o mais rápido, chegando à frente 60% do tempo.

O desempenho da renderização de texto em Java saiu muito mais rápido no Ubuntu 20.04 com este laptop com o Ryzen 3 3200U. Além disso, o programa de imagem GraphicsMagick tendia a funcionar muito melhor no Linux. Ainda mais, o rastreador de caminho Embree da Intel estava rodando mais rápido no Ubuntu.

Vários benchmarks de vídeo geralmente favoreceram o Ubuntu como oferecendo um melhor desempenho. Porém, a codificação de vídeo não é prática com esses equipamentos de baixo custo.

O software de edição de imagens GIMP estava rodando muito mais rápido no Ubuntu 20.04 em seu estado de desenvolvimento do que o GIMP 2.10 no Windows 10. O desempenho do Python 3 é muito mais rápido no Linux que no Windows.

Laptop onde foram realizados os testes. Imagem: Reprodução | Phoronix.

Então, basicamente, se você está planejando fazer qualquer desenvolvimento Web/LAMP a partir de um laptop econômico e está testando scripts PHP localmente, o desempenho do PHP7 no Ubuntu continua sendo muito melhor que no Windows 10.

Por fim, Larabel disse:

Dos 63 testes executados nos dois sistemas operacionais, o Ubuntu 20.04 foi o mais rápido em 60% das vezes. Além disso, se você considerar a média dos testes, o laptop […] foi 15% mais rápido no Ubuntu do que no Windows 10.

Fonte: Fudzilla

Leia também:

Ubuntu 20.04 Focal Fossa pode introduzir todas essas mudanças

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile