Tutoriais

Ubuntu via SSH a partir do Windows

0
000 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

Para aqueles que estão iniciando no mundo Linux, neste artigo apresentamos uma forma simples e didática de como acessar máquinas Ubuntu via SSH a partir do Windows.

Ubuntu via SSH a partir do Windows

O SSH, também conhecido como Secure Shell ou traduzindo literalmente “Cápsula Segura” em Linux é uma forma de acessar uma máquina remotamente via linha de comando de forma segura. Através da troca de chaves criptográficas, ou seja, relação de troca de chaves público-privada e listas de autorização é possível efetuar o login remoto. No Windows, a principal ferramenta utilizada para isso é o PuTTY.

Download do PuTTY

Faça o download da ferramenta no site oficial. Lembrando de escolher a opção conforme a arquitetura do seu Windows (32-bits ou 64-bits).

Instalação do PuTTY

A instalação é a comum de qualquer aplicativo Windows (Next, Next, Next, Install, Finish). Faça o download do executável, clique duas vezes nele e siga as telas abaixo. Nas telas estamos utilizando a versão 64-bits:

001 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

002 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

003 - Ubuntu via SSH a partir do Windows004 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

Obtendo o endereço IP no Ubuntu

Antes de mais nada, precisamos saber qual o endereço IP da máquina que queremos acessar remotamente. Via linha de comando, basta executar o comando abaixo:

ip ad

Dependendo da configuração da máquina, poderá surgir várias linhas (diferentes placas ou redes). Foque em uma numeração no formato de quatro octetos, por exemplo 192.168.0.2. Caso esteja um pouco confuso, siga as telas abaixo no modo gráfico padrão Ubuntu 18.04 – Gnome:

No canto superior direito da tela inicial, próximo ao botão de “desligar” existe um ícone relacionado a redes, portanto clique nele e depois em “Configurações de rede cabeada”

005 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

Abrirá a janela “Rede”, clique na “Engrenagem” relacionada a rede habilitada:

006 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

007 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

A janela acima surgirá. Então guarde o “Endereço IPv4” para ser utilizado no último passo. No exemplo acima o IP é o 192.168.1.55.

Instalando e habilitando o openssh-server no Ubuntu 18.04

Agora iremos instalar a ferramenta responsável por conceder o acesso via SSH no Ubuntu. Por isso executaremos o comando abaixo via linha de comando:

sudo apt install openssh-server -y

Logo após a sua instalação é necessário garantir a inicialização da ferramenta e deixá-lo habilitado para iniciar nas próximas inicializações do sistema. Para isso, basta executar via linha de comando:

systemctl start openssh-server ; systemctl enable openssh-server

Acessando o Ubuntu via SSH a partir do Windows de fato

Agora basta abrir o PuTTY que foi instalado na máquina Windows e fornecer o IP da máquina Ubuntu conforme tela abaixo:

008 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

No primeiro acesso, o PuTTY sempre solicita a confirmação da chave pública do servidor a ser acessado, na tela abaixo basta clicar em “Sim”:

009 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

E por fim, agora basta fornecer o usuário e senha da sua máquina Ubuntu:

010 - Ubuntu via SSH a partir do Windows

Em resumo, esperamos que este artigo Ubuntu via SSH a partir do Windows te ajude a desbravar as funcionalidades que o Linux tem a oferecer. Dúvidas? Algo está faltando no artigo ou não funcionou? Entre em contato no nosso grupo no Telegram.

Até a próxima!

Baseado no artigo https://www.tutorialspoint.com/ubuntu/ubuntu_secure_shell.htm

LuKazHiro
Entusiasta Linux desde a época em que as distribuições eram vendidas em CD's nas bancas de jornais. Formado em Ciência da Computação, certificado LPIC-3 e RHCE. Estudante constante de tecnologia, sempre procurando, ensinando e aprendendo com a galera!

openSUSE Tumbleweed executa Kernel 4.20

Previous article

Fedora 30 deve remover Old Yum e avança no sistema de privacidade

Next article

You may also like

More in Tutoriais