in

Ubuntu Web Remix quer ser uma alternativa ao Chrome OS

Versão beta já disponível

Do mesmo criador do Ubuntu Unity e UbuntuEd, acaba de chegar o Ubuntu Web Remix, distribuição que  quer ser uma alternativa ao Chrome OS. Pois é, o novo sistema pretende ser uma alternativa gratuita e de código aberto ao Chrome OS do Google ou ao próprio Chromium OS, usados em Chromebooks e outros dispositivos.

Conheça o Ubuntu Web Remix, um sabor não oficial do Ubuntu criado por Rudra Saraswat, o mesmo responsável pelo Ubuntu Unity, baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa). O anúncio oficial está no fórum do Ubuntu. Lá, ele conta que a primeira imagem beta já pode ser testada.

Sendo uma alternativa ao Chrome OS/Chromium OS, o Ubuntu Web Remix usa o navegador Mozilla Firefox em vez do Google Chrome ou Chromium. Ele oferece suporte para aplicativos da Web. Contudo, você também pode instalar aplicativos regulares do Linux dos repositórios de software do Ubuntu.

O ambiente de desktop usado nesta versão é GNOME 3.36.

Por outro lado, entre os aplicativos pré-instalados há:

  • Anbox para rodar aplicativos Android;
  • plataforma de compartilhamento de vídeo DTube;
  • aplicativo web Mastodon;
  • o aplicativo web Twitter;
  • aplicativo web SoundCloud;
  • bem como um monte de aplicativos da web da Fundação Google.

Ubuntu Web 20.04.1 oferece o seguinte:

  • Podemos criar nossos próprios aplicativos da web usando tecnologias da web, criar um pacote de desktop e instalá-los facilmente.
  • Existe uma loja experimental chamada wapp store que podemos acessar em store.ubuntuweb.co. Lá encontramos, por exemplo, o Google Classroom.
  • Integração com serviços em nuvem após a instalação do zero. No futuro, a integração com a loja wapp será aprimorada.
  • Suporte para aplicativos Android após a instalação do zero, algo que é possível graças ao Anbox.

Ubuntu Web Remix quer ser uma alternativa ao Chrome OS

Ubuntu Web Remix quer ser uma alternativa ao Chrome OS

Uma vez que os aplicativos da Web são a base desta versão do Ubuntu, você também terá acesso direto à Open Web Store, uma loja de aplicativos da Web de código aberto criada especificamente para esta distribuição. Ela permite que você instale ainda mais aplicativos da Web. Além disso, você pode até criar seus próprios aplicativos da Web, se não encontrar aqueles que gostaria de usar. Para isso, Ubuntu Web Remix vem com ferramentas que permitem construir e instalar aplicativos da Web para o desktop usando tecnologias da web.

O melhor de tudo é que você pode até publicar seus aplicativos da Web na Open Web Store. Se você planeja instalar aplicativos Android, deve ter em mente que eles podem não funcionar corretamente na sessão live ou em uma máquina virtual. O suporte a aplicativos Android é considerado experimental no momento. Assim, pode ser necessário desativar a Inicialização segura para que o Anbox funcione corretamente.

Versões futuras do Ubuntu Web Remix prometem integração mais estreita com a App Store. Então, podemos esperar ainda mais aplicativos gratuitos. Por enquanto, você pode experimentar a versão beta do Ubuntu Web Remix baixando a imagem ISO abaixo. Porém, esta é uma versão de pré-lançamento. Portanto, ainda não adequada para uso em produção. Um site oficial estará disponível em breve.

A primeira versão estável (20.04.1) pode ser baixada em:

http://linux.darkpenguin.net/distros/ubuntu-unity/ubuntu-web/20.04.1 24.

O torrent está disponível em:

https://fosstorrents.com/distributions/ubuntu-web/