Notícias

11/01/2022 às 12:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Um dos fundadores do WhatsApp é o novo CEO da Signal

Isso pode dar nova perspectiva ao aplicativo Signal.

Um dos fundadores do WhatsApp é o novo CEO da Signal

O CEO e fundador da Signal, Moxie Marlinspike, parece que resolveu desaparecer um pouco da mídia pelos próximos anos depois de dizer que seu aplicativo é muito mais seguro que o Telegram e fazer outras críticas àquele aplicativo de mensagens. Assim, ele acaba de anunciar que vai deixar o cargo após quase dez anos de trabalho com a empresa.  Quem vai ficar no lugar dele é Brian Acton, cofundador do WhatsApp e a partir de agora o novo CEO da empresa.


A informação é do próprio Marlinspike através de um post no blog oficial da Signal. Então, Acton ficará como CEO da empresa até que haja um outro substituto.

Um dos fundadores do WhatsApp é o novo CEO da Signal e será responsável por 30 pessoas

Um dos fundadores do WhatsApp é o novo CEO da Signal
Um dos fundadores do WhatsApp é o novo CEO da Signal

Marlinspike afirma que se renunciar, continuará dando apoio ao projeto por meio do conselho de administração. Segundo ele, o objetivo é fazer o Signal crescer e se sustentar. Ele acredita que isso seria impossível há quatro anos, já que escreveu todo o código do Android e do servidor. Marlinspike fez todo o trabalho sozinho e ainda teve que comandar a empresa durante o crescimento, gerenciando cerca de 30 funcionários. Portanto, dentro deste contexto, ele lembra que muitas vezes era obrigado a trabalhar na rua, no meio da chuva tentando encontrar algum problema emergencial no programa a partir do próprio notebook.

A equipe de 30 trabalhadores é composta por engenheiros, designers e outros membros da equipe. Marlinspike diz que a empresa cresceu mais rápido do que ele poderia imaginar. Ele promete a chegada de todo um ‘trabalho emocionante’ em breve e está otimista com o potencial da Signal na próxima década.

Signal tem mais seguidores e ganhou popularidade em 2021

O programa Signal surgiu em 2014 a partir da união dos recursos de dois outros aplicativos: RedPhone e TextSecure. Ambos eram para chamadas e mensagens criptografadas. De lá para cá, ele mudou bastante, com muitos aperfeiçoamentos.

Então, no ano passado, a política de privacidade do WhatsApp afastou muitos usuários que encontraram no Signal uma alternativa interessante. Por outro lado, também houve uma propaganda de figurões como Elon Musk que apoiou abertamente o uso do Signal. Assim, em janeiro do ano passado, o aplicativo ganhou, em apenas um dia, cerca de cem mil novos usuários.

Além disso, o aplicativo também apresenta algumas novidades como o pagamento por meio da criptomoeda MobileCoin. Porém, este é um recurso ainda em teste para poucos usuários e deve ampliar em breve.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×