in

Um número recorde de empresas está adotando a Internet das Coisas

Muitas já estão se adaptando!

Um número recorde de empresas está adotando a Internet das Coisas
Imagem: IoT Tech Trends.

A princípio, a segurança da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) deixa muito a desejar, mas ela também traz muitos benefícios. Dessa maneira, isso cria um efeito de faca de dois gumes para as empresas que estão adotando a IoT, apesar dos riscos que a acompanham. Porém, se não o fizerem, serão deixados para trás pelas empresas que o fazem. Neste artigo, veja a relação das empresas com a Internet das Coisas.

Mais empresas estão adotando a Internet das Coisas

Assim, apesar das falhas na segurança da IoT, estamos vendo um aumento nas empresas que adotam essa nova tecnologia. A Zebra Technologies deu a notícia depois de realizar seu exame anual de IoT no mundo corporativo.

Um número recorde de empresas está adotando a Internet das Coisas
Imagem: IoT Tech Trends.

A Zebra constatou que 61% das empresas adotaram a IoT de alguma forma durante o primeiro semestre de 2019. Assim, esse é um grande salto em relação à primeira metade de 2018, onde 49% das empresas usavam a IoT.

A Zebra também usou um índice para avaliar o quão “inteligente” é uma empresa. Eles consideram uma “empresa inteligente” se o índice de implementação da IoT for 75 ou superior. Este ano, vimos 17% das empresas atenderem a esse padrão, em comparação com 11% no ano passado.

Além disso, é importante notar que 37% das pequenas e médias empresas pesquisadas conseguiram atingir essa pontuação de 75 pontos. Dessa forma, isso mostra que as pequenas e médias empresas são mais propensas a adotar a IoT, presumivelmente devido aos custos mais baixos de instalação e despesas gerais.

O que o futuro nos reserva

Drew Ehlers, futurista global da Zebra Technologies, acredita que essa inovação só aumentará nos próximos anos.

Ele disse:

Quando lançamos o Intelligent Enterprise Index três anos atrás, muitas empresas estavam tentando entender onde e como as soluções de IoT poderiam ser melhor aplicadas em seus ambientes de negócios exclusivos.

As empresas agora demonstram um compromisso muito maior com a execução de seus planos de IoT e provavelmente veremos um aumento nos investimentos nos próximos anos.

Como tal, esse aumento na adoção da IoT ocorre porque as empresas finalmente estão se familiarizando com o modo como ela funciona e como isso pode ajudá-las. Assim, elementos complicados da IoT, como a blockchain, podem não ser entendidos por algumas pessoas. Todavia, depois de vê-la em prática e observar seu potencial, as empresas estão mais abertas a experimentá-la.

O outro lado da moeda

Infelizmente, há um lado sombrio nesse desenvolvimento. Lembra-se de como a IoT pode ser uma faca de dois gumes? Esse aumento na adoção da IoT significa que os hackers terão mais pontos de entrada nos negócios.

Um número recorde de empresas está adotando a Internet das Coisas
Imagem: IoT Tech Trends.

Como tal, é importante que as empresas desenvolvam um plano de defesa adequado contra essas novas ameaças. Isso é duplamente verdadeiro para as pequenas e médias empresas que adotaram a IoT, pois elas podem não ter recursos para configurar adequadamente sua segurança.

As empresas e a Internet das Coisas: Uma bênção e uma maldição

A adoção da IoT entre empresas está em ascensão. À medida que as empresas entendem o poder que a IoT traz para seus negócios, elas se interessam em implementá-la em seu próprio fluxo de trabalho. No entanto, isso também os expõe a possíveis ataques de agentes externos.

Neste artigo, você viu que um número recorde de empresas já estão adotando a Internet das Coisas.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também:

Como sua empresa pode usar a blockchain?

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

knavalbattle-um-jogo-de-tiros-em-navios-para-linux-saiba-como-instalar

KNavalbattle: um jogo de tiros em navios para Linux! Saiba como instalar no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, CentOS, Debian e openSUSE!

Mais um aplicativo é identificado com o malware 'Joker' na Google Play

Mais um aplicativo é identificado com o malware ‘Joker’ na Google Play