in

Uma análise do bloqueador de anúncios embutido no navegador Vivaldi

Ele permite configurar o bloqueio de anúncios por site.

Vivaldi para Android ganha modo escuro para conteúdo web
O Vivaldi oferece aos usuários recursos como um bloqueador de anúncios embutido e sincronização de plataforma cruzada com criptografia de ponta a ponta.

Atualmente, quase todo mundo usa bloqueadores de anúncios, mas a maioria dos usuários depende de extensões de terceiros que estão disponíveis nas lojas do Google Chrome e do Mozilla Firefox. Mas nem é preciso dizer que uma solução integrada seria muito mais útil para todos esses usuários. Assim, a equipe que trabalha no Vivaldi, o navegador que vem com uma quantidade impressionante de opções de personalização, agora está desenvolvendo um novo bloqueador de anúncios embutido.

Bloqueador de anúncios embutido no Vivaldi

A versão experimental do navegador Vivaldi recebeu um bloqueador de anúncios embutido. O Vivaldi foi atualizado recentemente com um bloqueador de rastreadores, agora o recurso é aprimorado com a adição de um bloqueador de anúncios.

A empresa-mãe do navegador explica o motivo pelo qual decidiu trazer um bloqueador de anúncios para a Vivaldi:

Hoje, levamos isso um passo adiante e oferecemos um bloqueador de anúncios mais completo e integrado para quem deseja. Assim, estamos adicionando isso porque muitos de vocês já estão usando bloqueadores de anúncios, na forma de extensões, mas preferem algo mantido por nós. Nossa opção de bloqueador de anúncios não substitui o bloqueador de rastreamento, mas ele é um nível adicional de proteção que você pode selecionar.

Em comparação com os bloqueadores de anúncios de terceiros, nos quais você recebe uma longa lista de recursos, a ferramenta do Vivaldi possui funcionalidade básica e funciona com a mínima interferência do usuário.

Você basicamente tem duas opções diferentes para ativar o bloqueador de anúncios.

Em primeiro lugar, você pode ativá-lo por padrão, para que os anúncios em todos os sites sejam bloqueados. Para fazer isso, inicie o Vivaldi e vá para o seguinte local:

Vivaldi > Configurações > Privacidade > Rastreador e Bloqueio de anúncios > Bloquear rastreadores e anúncios.

O segundo método se resume ao ícone de escudo na barra de endereço. Este permite configurar o bloqueio de anúncios por site, que é o caminho recomendado a seguir, pois permite bloquear apenas anúncios intrusivos sem afetar sites que sejam razoáveis e que não afetem sua navegação.

Uma análise do bloqueador de anúncios embutido no navegador Vivaldi
Imagem: Reprodução | Softpedia News.

Um excelente recurso

A Vivaldi explica:

Para muitos usuários, o bloqueador de rastreamento será suficiente, impedindo o rastreamento, mas permitindo que os sites gerem receita, enquanto para outros, a publicidade é simplesmente intrusiva e perturbadora e precisa ser removida. Você não precisa escolher uma configuração única para todos os sites (embora, claro, você possa). Usando o ícone de escudo na barra de endereço, você pode ajustá-lo site a site. Por fim, como você deseja que os sites sejam exibidos e o que deseja que os sites saibam sobre você, deve ser a sua escolha. O Vivaldi é liderado por nossos usuários e, portanto, acreditamos firmemente que os usuários devem sempre ter a palavra final.

Por enquanto, esse recurso ainda está em fase de teste, podendo demorar um pouco até chegar às versões de produção do Vivaldi.

No entanto, enquanto isso, você ainda pode usar bloqueadores de anúncios de terceiros disponíveis na forma de extensões. Como o Vivaldi é um navegador baseado no Chromium, você pode instalar qualquer extensão da Chrome Web Store e existem muitos bloqueadores de anúncios. Quando o bloqueio de anúncios nativo chegar na versão estável do Vivaldi, há uma boa chance de muitos permanecerem nele, pois a proteção embutida é obviamente muito mais conveniente do que um complemento de terceiros que deve ser instalado manualmente para bloquear anúncios intrusivos no seu dispositivo.

Fonte: Softpedia News

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.