Uma falha em alguns notebooks Acer pode ser usada para contornar os recursos de segurança

Uma falha semelhante às vulnerabilidades da Lenovo

Uma falha em notebooks Acer foi descoberta pela ESET. Essa falha pode permitir que um invasor desative o UEFI Secure Boot. O anúncio foi feito em uma série de tweets pelos pesquisadores. A falha continua sem solução ainda.

Falha em notebooks Acer

De acordo com os especialistas, a falha, rastreada como CVE-2022-4020, é semelhante às vulnerabilidades da Lenovo divulgadas pela empresa no início deste mês. Assim como no caso da Lenovo, um invasor pode acionar o problema para desativar o UEFI Secure Boot criando a variável NVRAM diretamente do sistema operacional.

A Inicialização Segura é um recurso de segurança da mais recente Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) 2.3.1 projetada para detectar adulteração de carregadores de inicialização, arquivos principais do sistema operacional e ROMs opcionais não autorizados, validando suas assinaturas digitais.

O problema pode ser considerado mais grave porque “As detecções são bloqueadas antes que possam atacar ou infectar a especificação do sistema”. Dessa forma, o sistema pode ficar vulnerável.

O que representa essa falha

Um invasor capaz de ignorar a inicialização segura pode ignorar qualquer medida de segurança em execução na máquina e obter persistência mesmo no caso de o sistema operacional ser reinstalado. A falha, recém descoberta, pode ser explorada por agentes maliciosos nesses dispositivos Acer.

Essa falha afeta certas versões do Acer Aspire A315-22 da Acer, e reside no driver HQSwSmiDxe DXE desses dispositivos. Semelhante aos problemas da Lenovo, um invasor com privilégios elevados pode explorar o bug para modificar as configurações de UEFI Secure Boot modificando uma variável NVRAM.

O driver DXE BootOrderDxe simplesmente desativa o UEFI Secure Boot se as variáveis ??NVRAM “BootOrderSecureBootDisable” existirem. Assim, uma solução deve ser lançada em breve.

A ESET explicou que as falhas afetam apenas 5 dispositivos Aspire A315-22/22G, A115-21 e Extensa EX215-21/21G. No entanto, mesmo afetando poucos dispositivos, isso ainda representa uma falha grave. De acordo com a Acer, uma atualização deve ser distribuída como uma atualização crítica do Windows. Todavia, ainda não revelou uma data para o lançamento dessa atualização.

Esperamos que esse problema possa ser resolvido o mais breve possível. No entanto, não a espere com tanta rapidez. Essa falha pode ficar um tempo sem solução ainda. De qualquer forma, a atualização está sendo providenciada, pelo menos isso.

Acer e Lenovo estão tendo que lidar com falhas em seus notebooks e são obrigadas a resolverem os problemas o quanto antes, para que os seus usuários não fiquem vulneráveis.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile