in

Uma falha no Steam coloca milhões de usuários em risco

Falha do Steam permite que um invasor execute malware no computador.

Uma falha no Steam coloca milhões de usuários em risco
Imagem reprodução ADSLZone

O Steam é o cliente de jogos mais popular entre os usuários do Windows. Tanto é assim que tem milhões de usuários que curtem todos os jogos de PC oferecidos pela plataforma em seus computadores. Isso torna o alvo de todos os tipos de ataques, pois há muitas vítimas que podem ser alcançadas nesses tipos de plataformas. Porém uma atual falha no Steam coloca esses usuários em risco.

Bem, como acabamos de aprender, um bug no Steam foi descoberto e coloca em risco a segurança dos usuários. Portanto, mais de 100 milhões de usuários estariam expostos a um invasor que esteja executando malware com permissões de administrador em seus computadores.

Especificamente, é uma vulnerabilidade zero-day que permite que um invasor execute qualquer software como se fosse um administrador. Ou seja, ele pode executar malware com permissões administrativas e infectar o computador sem problemas.

Falha coloca usuários em risco e permite invasor instalar malware no computador com Windows

Uma falha no Steam coloca milhões de usuários em risco

A falha foi detectada por um pesquisador de segurança quando ele estava analisando um serviço do Windows associado à plataforma de jogos Steam, especificamente o Serviço de Cliente Steam. Um bug que permite modificar as chaves de registro do sistema sem ter privilégios de administrador. Isso significa que qualquer malware pode ser executado perfeitamente em nosso computador, aproveitando essa vulnerabilidade no serviço.

Uma vulnerabilidade que até agora parece não ter sido resolvida e que ainda expõe os usuários do Steam no Windows 10 em risco, apesar do fato de que a Valve foi informada sobre isso em 15 de junho. Em 6 de agosto, a Steam atualizou sua plataforma, mas a verdade é que essa vulnerabilidade não foi resolvida. O que se deve supor é que um patch que corrija este bug deve ser lançado muito em breve e que todos os usuários do Steam devem instalar o mais rápido possível.

Sempre que estamos conectados, há muitas ameaças que podemos encontrar. Por essa razão, é sempre aconselhável ter nossos sistemas e aplicativos atualizados corretamente. Além disso, devemos usar alguma ferramenta de segurança que ajude a nos proteger dos perigos da rede.

Enfim, já que a falha no Steam coloca apenas usuários do Windows em risco. Portanto, caso você conheça algum amigo que utiliza o sistema da Microsoft, avise-o!

Fonte: ADSLZone

Written by Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin 7; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

KDE aprimora aplicativos GTK3

KDE aprimora aplicativos GTK3

KDE Frameworks 5.61 corrige vulnerabilidade de segurança

KDE Frameworks 5.61 corrige vulnerabilidade de segurança