in

Uma forma mais cômoda para usar o computador à noite com Redshift

Saiba como utilizar seu computador a noite de uma forma menos agressiva aos seus olhos com esse aplicativo.

Redshift

Redshift é um aplicativo que serve para reduzir que os malefícios do uso do computador à noite de uma forma menos agressiva aos seus olhos com esse aplicativo. Com esse pequeno aplicativo você suaviza as cores de seu monitor para temperaturas de amenas.

Uma forma mais cômoda para usar o computador à noite com Redshift

Essa semana ao digitar um artigo aqui para o SempreUpdate sofri com a claridade emitida pelo monitor durante o uso à noite. Logo pensei “deve haver alguma maneira simples de controlar esse brilho todo“. Então, parei tudo e fui em busca de solução.

Logo encontrei um pequeno aplicativo que cumpre muito bem o prometido, o Redshift.

E ainda para melhorar a vida de todos usuários do mundo de software livre (base DEB e RPM) ele se encontra nos repositórios oficiais, o que vai facilitar muito a instalação.

Então, vamos ao que interessa.

Para instalação em distribuições base DEB (Debian, Ubuntu, Mint e afins):

sudo apt-get install redshift redshift-gtk

Para instalação em distribuições base RPM (Fedora, CentOs e afins):

sudo dnf install redshift redshift-gtk

Se você preferir, pode buscar pelo aplicativo nas lojas de aplicativos das distribuições. Por estarem nos repositórios oficiais podem ser facilmente encontrados por lá também.

Após efetuada a instalação, basta apenas abrir o aplicativo pelo menu de sua distribuição (ou digitando redshift no terminal) que ele irá se alocar em sua barra de notificações como visto na imagem:

Icone do Redshift em execução.
A lâmpada é o Icone do Redshift em execução.

E a sua configuração é tão simples quanto a instalação e execução. É só clicarmos no ícone da área de notificação e deixarmos marcado “Habilitado” (ou “Enabled”) e também “Iniciar automaticamente“.

Configurações do Redshift
Configurações do Redshift

Dessa forma, quando nosso sistema for iniciado, já carregará o aplicativo e à noite e configurará automaticamente a intensidade de cores de nossa tela a uma temperatura mais amigável.

Espero que minha dica seja útil a vocês.

Escrito por Frédney Ramllo Moronari

Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disseminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas.