in

Uma luva consegue traduzir a linguagem de sinais com precisão de 99%

O sistema funciona em tempo real.

Uma luva consegue traduzir a linguagem de sinais com precisão de 99%
Imagem: Jun Chen | UCLA.

Pesquisadores desenvolveram uma luva barata e de alta tecnologia que pode traduzir a linguagem de sinais em palavras escritas e faladas em um smartphone. As luvas possuem sensores elásticos, fabricados com fios com sensor elétrico, percorrendo cada um dos cinco dedos. Os sinais viajam para uma placa de circuito do tamanho de uma moeda de dólar colocada na parte de trás da luva, que transmite sinais sem fio para o smartphone.

Um aplicativo pode convertê-los em texto em tempo real a uma taxa de até uma palavra por segundo (60 palavras por minuto). A equipe também coloca sensores adesivos nos rostos dos testadores para capturar expressões faciais que fazem parte da linguagem de sinais americana.

O sistema funciona em tempo real e pode interpretar 660 sinais com uma precisão promissora de 98,63%. Um dia, poderia ser usado para ensinar mais linguagem de sinais para as pessoas e ajudar os surdos a se comunicarem com usuários que não são de língua de sinais.

Uma luva consegue traduzir a linguagem de sinais com precisão de 99%

As luvas protótipo são mais confortáveis e muito menos volumosas do que outros modelos, disseram os pesquisadores. Melhor ainda, as peças custam apenas US$ 50 e podem cair ainda mais com a produção em larga escala, disse Jun Chen, professor assistente da UCLA.

Assim, Chen disse:

Nossa esperança é que isso abra um caminho fácil para as pessoas que usam a linguagem de sinais se comunicarem diretamente com os que não a usam, sem precisar de outra pessoa para traduzir para elas.

Ainda é um protótipo e precisa ser mais rápido e entender mais sinais para ser prático. No entanto, após mais alguns anos de desenvolvimento, poderia permitir que as pessoas surdas se comunicassem mais facilmente.

Uma luva consegue traduzir a linguagem de sinais com precisão de 99%
Um aplicativo pode convertê-los em texto em tempo real a uma taxa de até uma palavra por segundo (60 palavras por minuto). Imagem: Cyware.

Em conclusão, Chen disse:

Esperamos que possa ajudar mais pessoas a aprender a linguagem de sinais.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Engadget

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.