in

Uma nova arquitetura de chips pode entregar 1 quadrilhão de operações por segundo!

O futuro dos chips de computador é promissor.

Uma nova arquitetura de chips pode entregar 1 quadrilhão de operações por segundo!
Imagem: PR Newswire.

Já imaginou um chip capaz de realizar 1 quadrilhão de operações por segundo? A Groq, uma startup de rápido crescimento que já contratou dez executivos do Google para o desenvolvimento de arquitetura de chipset, anunciou (PDF) sua nova arquitetura chamada Tensor Streaming Processor (TSP) que pode executar 1 peta operações por segundo em um único chip.

1 quadrilhão de operações por segundo!

O TSP é a primeira arquitetura do mundo a alcançar esse feito ao realizar operações de 1 peta ou 1 quadrilhão de operações (1^15 de operações por segundo). Além disso, a nova arquitetura da Groq pode executar até 250 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (FLOPS, sigla em inglês).

A arquitetura TSP é inspirada em uma mentalidade de “primeiro o software” e oferece uma abordagem inovadora em direção à computação acelerada.

O white paper que descreve a arquitetura diz:

Na arquitetura da Groq, o compilador coreografa a operação do hardware. Todo o planejamento de execução ocorre em software, liberando espaço valioso de silício para recursos adicionais de processamento.

Assim, esse controle rígido oferecido pela arquitetura permite um desempenho rápido e previsível nas cargas de trabalho atuais e futuras.

Dessa forma, a empresa se orgulha de que sua nova arquitetura visa alcançar paralelismo e flexibilidade massivos sem as limitações e gargalos enfrentados pelas arquiteturas tradicionais de CPU e GPU.

Além disso, a arquitetura TSP é suportada pelos modelos de machine learning tradicionais e os novos. Ele pode ser implantado em sistemas x86 e também nos que não são x86.

De acordo com Dennis Abts, arquiteto-chefe da Groq:

Seu desempenho (TSP), combinado com sua simplicidade, o torna uma plataforma ideal para qualquer carga de trabalho de alto desempenho, com uso intenso de dados ou computação.

Uma nova arquitetura de chips pode entregar 1 quadrilhão de operações por segundo!
Essa nova arquitetura não tem as limitações e gargalos enfrentados pelas arquiteturas tradicionais de CPU e GPU. Imagem: Processador Intel Core i9.

Esperamos ver o TSP em ação em breve nos chipsets das máquinas ao nosso redor.

Você gostou de aprender sobre essa nova arquitetura de chips que pode entregar 1 quadrilhão de operações por segundo?

Não deixe de compartilhar!

Fonte: Foss Bytes

Leia também:

Físicos correm para desenvolver chips quânticos à temperatura ambiente

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

check-point-compra-cymplify-e-revoluciona-a-ciberseguranca-da-iot

Check Point compra Cymplify e revoluciona a cibersegurança da IoT!

Por que o uso de gerenciadores de senhas do navegador não é recomendado?

Por que o uso de gerenciadores de senhas do navegador não é recomendado?