in

União Europeia troca o WhatsApp pelo Signal

Medida é para dar mais segurança às comunicações internas.

Em uma tentativa de melhorar a cibersegurança, a UE recomendou que seus funcionários usassem o aplicativo de mensagens seguras de código aberto Signal, em vez de aplicativos populares como o WhatsApp. O Signal é um aplicativo de mensagens seguras de código aberto com criptografia de ponta a ponta. É elogiado por pessoas como Edward Snowden e outros ativistas da privacidade, jornalistas e pesquisadores. Portanto, é perfeitamente possível trocar o Whatsapp pelo Signal.

E por que a União Europeia troca o WhatsApp pelo Signal?

União Europeia troca o WhatsApp pelo Signal

O Signal está em alta por boas razões. As Comissões da União Européia instruíram sua equipe a usar o Signal para mensagens instantâneas públicas.

Isso faz parte da nova estratégia de segurança cibernética da UE. Houve casos de vazamento de dados e hackers contra diplomatas da UE e, portanto, políticas foram adotadas para incentivar melhores práticas de segurança.

Governos que recomendam tecnologia de código aberto são um bom sinal

Com isso, todos ganham, especialmente as comunidades de código aberto. A informação sobre o uso do Signal foi divulgada no site Politico.

A instrução apareceu nos quadros internos de mensagens no início de fevereiro, notificando os funcionários que ‘o Signal foi selecionado como o aplicativo recomendado para mensagens instantâneas públicas’.

O relatório também mencionou a vantagem potencial do Signal (é por isso que a UE está pensando em usá-lo):

É como o WhatsApp do Facebook e o iMessage da Apple, mas é baseado em um protocolo de criptografia muito inovador, disse Bart Preneel, especialista em criptografia da Universidade de Leuven. Por ser de código aberto, você pode verificar o que está acontecendo, acrescentou.

Mesmo que eles apenas desejem proteger sua comunicação ou impedir vazamentos do alto escalão, mudar para uma solução de código aberto em vez do WhatsApp parece bom.

Signal recebe uma promoção merecedora

Embora o Signal seja uma solução centralizada que requer um número de telefone a partir de agora, ainda é um aplicativo de mensagens de código aberto em que você pode confiar.

Os entusiastas da privacidade já conhecem muitos serviços (ou alternativas) para acompanhar as mais recentes ameaças à segurança e à privacidade.

No entanto, com a Comissão da UE recomendando aos seus funcionários, o Signal receberá uma promoção indireta para usuários comuns de dispositivos móveis e computadores.

It’s Foss

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.