Unigine 2.16 lançado com suporte experimental Vulkan

Estes recursos demoraram devido à baixa qualidade de outros drivers.

O mecanismo 3D de jogos e simulação Unigine lançou a versão 2.16. Então, com esta atualização finalmente vem o tão esperado suporte à API de gráficos Vulkan e Direct3D 12. Assim, o Unigine 2.16 acaba de ser lançado com suporte experimental Vulkan.

No Linux, o mecanismo Unigine está preso há muito tempo ao uso de seu renderizador OpenGL, que é visualmente impressionante, mas começou a mostrar desgastes ao longo do tempo. Com o Unigine 2.16, agora há suporte experimental para renderização usando a API Vulkan, bem como Direct3D 12 para uso no Microsoft Windows.

Unigine 2.16 lançado com suporte experimental Vulkan

A Unigine Corp atribuiu os atrasos no suporte ao Vulkan e DX12 a drivers de baixa qualidade e suporte ruim do fornecedor. Os desenvolvedores do Unigine estão relatando um aumento de 100 a 200% no desempenho da CPU e um aumento de até 30% no desempenho da GPU.

Tínhamos nossas razões: baixa qualidade dos drivers e suporte ruim dos fornecedores nos estágios iniciais, experiência negativa da indústria de portar jogos AAA, a lista continua. Agora que a tecnologia amadureceu o suficiente, finalmente estamos implementando versões experimentais do DirectX 12 e Vulkan do mecanismo a partir de 2.16. 

Alguns recursos ainda não foram adicionados (como ambos os terrenos, SRAA, consultas de oclusão e suporte para várias janelas), mas estamos trabalhando duro para implementá-los em versões futuras.

A Unigine Corp mostrou a renderização Vulkan com sua demonstração/benchmark de tecnologia Superposition, então esperamos que eles lancem publicamente uma nova versão de seu benchmark Superposition ou outra demonstração de tecnologia com este suporte a Vulkan/DX12 em breve.

O que há agora

Vulkan pode trazer até 100-200% de CPU e 30% de aumento de GPU, em comparação com a implementação do OpenGL.

DirectX 12 – não oferece muito, mas ainda é uma boa vantagem – até 15-60% no lado da CPU, em comparação com DirectX 11.

O trabalho duro continua: estamos adicionando funcionalidades que faltavam, buscando maior desempenho, o Engine está sendo portado para consoles de jogos. As versões Xbox Series X/S e PlayStation 5 parecem quase completas.

A tão esperada Asset Store finalmente chegou! Ainda experimental, de certa forma moldou a forma como os addons, demos, ferramentas e outros componentes do motor serão distribuídos mais tarde. Escolha a versão do seu SDK, selecione as categorias, digite o que procura e a lista de todos os ativos disponíveis para o seu projeto está à sua disposição. Por enquanto, apenas ativos gratuitos estão disponíveis na Asset Store e são publicados pela UNIGINE. Se você quiser publicar seus ativos para uso gratuito, entre em contato com nossa equipe de suporte.

Mais detalhes sobre o suporte Vulkan com Unigine 2.16 podem ser encontrados em Unigine.com.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile